Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil – 2ª edição (2018-2022)

23/11/2023

Fonte:https://terradedireitos.org.br/racismoeviolencia/

O cenário de desigualdades e de violências historicamente praticadas contra as comunidades quilombolas brasileiras foi agravado nos últimos anos. É o que revela a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil.

Desenvolvida pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos, a segunda edição identifica assassinatos registrados nos quilombos entre os anos 2018 e 2022.

No quinquênio analisado foram mapeados 32 assassinatos, com registro de casos em 11 estados e todas as regiões do país – inclusive no Centro-Oeste, que não havia registrado casos na 1ª edição. Conflitos fundiários e violência de gênero estão entre as principais causas dos assassinatos de quilombolas no Brasil. Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território.

A pesquisa também revela que a violência contra quilombolas se acentuou nos últimos cinco anos. Isto porque a 1ª edição da pesquisa mapeou 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados (2008 a 2022).

Além dos assassinatos, a pesquisa também levantou dados sobre das violações de direitos registradas nos territórios quilombolas e aprofundou as análises dessas violações a partir de estudos de caso. Por fim, este estudo também apresenta uma série recomendações ao Estado brasileiro para enfrentamento e superação da violência.

Acesse a síntese dos dados aqui:

 

Print Friendly, PDF & Email