Quilomobo Pimentel – Ameaça de mortes

14/03/2012

Depois do vídeo em que o fazendeiro Lucas Geraldo da Silva ameaça de morte o vereador Vanderlei Dias que defende o Quilombo de Pimentel, a Comunidade Quilombola através da ampla divulgação dada pela mídia consegue que a Comissão de Direitos Humanos da ALMG chame as autoridades a tomarem providências.

Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre denúncias de que quilombolas estariam vivendo em condições subumanas e sob ameaças de latifundiários, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais fará uma visita técnica ao quilombo Pimentel, em Pedro Leopoldo (Região Central). O encontro será na quinta-feira (15/3/12), às 14 horas, na zona rural do município, na Fazenda Pimentel (rua Principal, s/nº).

O quilombo da cidade possui mais de 120 anos e, atualmente, abriga cerca de 13 famílias, que tiram seu sustento de pequenas lavouras. Segundo o autor do requerimento para a visita, o deputado Paulo Lamac (PT), o local “sofre com a falta de infraestrutura básica” e as pessoas têm dificuldade de acesso a políticas públicas. “Isso deixa a população desamparada e suscetível à exploração de fazendeiros”, acredita o parlamentar. Ele acrescenta, ainda, que os quilombolas sofrem com a violência gerada pelas invasões de suas terras.

 Foram convocados para  a vista além dos deputados da Comissão de Direitos Humanos: Fundação Palmares, SEPPIR, INCRA, Ministério Público Federal, SEDESE, CONEPIR, Programa de Segurança à Defensores de Direitos Humanos e outros.

Precisamos dar ampla divulgação e reunir a maior quantidade de pessoas possível para acompanhar a visita e pressionar que as autoridades locais tomem providências a favor da Comunidade Quilombola.

Contamos com a colaboração e agradecemos a atenção.

Associação dos Moradores do Quilombo de Pimentel – Pedro Leopoldo / MG

Lioniz Aparecida Teixeira Evangelista

Presidenta da Associação dos Moradores do Quilombo de Pimentel

quilombopimentel.pl@gmail.com (31) 9692-1797/ 9814-9216

 Pesquisadora Colaboradora

Cláudia Marques de Oliveira

Programa Ações Afirmativas/UFMG

Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de MG

klaudiamoliveira@hotmail.com (31) 8895-6690 / 9268-1943 / 9881-4946

link das novas ameaças, agora pelo celular, feitas pelo mesmo fazendeiro do vídeo em que ameaçava o vereador.

http://www.dailymotion.com/video/xp4zuy_ameacas_news

Link das ameaças ao vereador:

http://www.youtube.com/watch?v=kgt8Rp_b40U&feature=youtu.be

 

Bom dia a todos.

 A Comunidade Quilombola de Pimentel agradece a todas as manifestações de apoio e força diante das ameaças feitas ao vereador Vanderlei Dias e à Comunidade Quilombola.

Informamos que alguns encaminhamentos já foram feitos junto ao Ministério Público Federal e à Comissão de Direitos Humanos da ALMG que aprovou a realização de uma visita técnica à Comunidade.

 Informamos ainda que em termos físicos estamos bem. Em termos psicológicos nem tanto.

 Após as ameaças que foram gravadas em vídeo, aconteceram duas reuniões ordinárias na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo que ao nosso ver serviram de instrumento para os fazendeiros reafirmarem suas ameaças e intimidações. Na primeira reunião o fazendeiro do vídeo levou familiares que formaram um bloco de oito pessoas em que perceptivelmente intimidaram não só ao Vanderlei, mas a todos os demais vereadores.

 O presidente da câmara tentou impedir o vereador Vanderlei de se manifestar sobre o ocorrido. Como se quem estivesse errado no contexto fosse o vereador e não o ameaçador.

A Comunidade havia se mobilizado e lotou a câmara com seus descendentes e apoiadores, mas  apenas um dos demais vereadores (excetuando o Vanderlei) se lembrou de que essas ameaças têm um significado e abrangência à Comunidade e também a todo o povo negro da cidade.

 Como se não bastasse, na segunda reunião foi cedida a palavra livre a um dos fazendeiros que mais uma vez reiterou as ameaças. A Comunidade tentou por várias vezes o direito à palavra livre na Câmara, porém sem maiores explicações ou justificativas nos foi NEGADA.

 Por isso há de se entender por que este fazendeiro em específico (O Lucas Geraldo da Silva, apelidado por Luquinha ou Juquinha) se sente tão à vontade de pegar o telefone celular e fazer novas ameaças com a desculpa de que quer conversar para resgatar suas amizades na Comunidade.

(por que alguns moradores se negam a continuar jogando futebol com ele, obedecendo-o como seus brinquedinhos).

  Nesse contexto ele aproveita para reafirmar as ameaças anteriores e falar em genocídio e em tumulto mortífero, se o INCRA vier. Fala também que no Brasil a justiça se resolve é na base da bala e parabeniza a família dos “Mânicas” de Unaí que assassinaram os fiscais do Trabalho. Fala claramente que depois que a Cláudia e o Vanderlei apareceram em Pedro Leopoldo é que ficou esse angu de caroço. 

A Cláudia é nossa apoiadora e parceira que teve a casa alvejada por um tiro no final de 2011.

OBS:A ligação foi no celular da Cláudia na sexta-feira dia 17/02 às 9:07 da manhã e durou 42 minutos e ela só conseguiu gravar os últimos 22 minutos da ligação do fazendeiro (ele já havia falado 20 minutos). O áudio não ficou bom por que foi gravado do viva-voz numa câmera digital no modo de vídeo.

Esse fazendeiro está tranqüilo e certo de que nada vai acontecer a ele. Porém as pessoas sentem os efeitos que sua fala causa… Seja de medo, insegurança, revolta, impunidade, injustiça, impotência, dentre outros que podem ser devastadores inclusive para a saúde física, mental e psicológica. 

Desculpem o desabafo e continuamos a pedir socorro antes que o pior possa acontecer.

 Comunidade Quilombola de Pimentel – Pedro Leopoldo / MG

Print Friendly, PDF & Email