Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória

11/05/2017

Projeto registra história e cultura ancestral de comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha

Livro de fotos e textos, 30 vídeos de curta duração e um portal com todo o material documentado durante três anos serão lançados no próximo dia 16 de maio, às 11h, no Auditório da Cemig, em Belo Horizonte, com as presenças do presidente da Fundação Cultural Palmares e da superintende do Iphan/MG. O evento também marca a entrega de certificados a algumas comunidades remanescentes de quilombos.
O acesso é totalmente gratuito pelo site www.quilombosdojequitinhonha.com.br.

A determinação de manter intactas as tradições da festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos por 192 anos rendeu ao município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, uma honra imensurável: o registro como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado, concedido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Essa e muitas outras manifestações culturais quilombolas, além de depoimentos que apresentam as histórias centenárias desse grupo social, incluindo temas como água, educação e religião, estão nos produtos resultantes do projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória.


Tendo como base a metodologia da história oral, o projeto traz ao público, com acesso gratuito, um livro de quase 400 páginas, 30 vídeos de curta duração e um portal com o resultado de toda a pesquisa, que mostra a beleza, riqueza e diversidade do Vale do Jequitinhonha. Foram pesquisadas 59 comunidades quilombolas de quatro municípios: Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa. A iniciativa, realizada pela Nota Musical Comunicação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebeu o patrocínio da Cemig, Itaú, Petrobrás e Finep, além do apoio de Milton Kanashiro Arte Cultura e Cidadania.

O lançamento acontece no próximo dia 16 de maio, terça-feira, às 11h, no Auditório da Cemig, com a presença do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, do coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Vanderlei Lourenço, da superintendente do Iphan/MG, Célia Corsino, e de representantes das comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha. Algumas dessas comunidades – dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Capelinha e Angelândia – receberão, na ocasião, seus certificados. Para o encerramento, estão previstas algumas manifestações culturais quilombolas, como a do Grupo Caboclo Surubim, de Chapada do Norte.

O projeto

O projeto “Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória” teve início em janeiro de 2014, envolvendo 59 comunidades tradicionais e cerca de 1.200 quilombolas, que participaram cantando, dançando e rememorando suas histórias e a de seus antepassados. Enquanto os habitantes mais velhos guardam a memória de sua história, os mais jovens lutam para que essas tradições não se percam com o passar do tempo. Nos quatro municípios pesquisados, a equipe participou de festas, encontros, apresentações marcadas especialmente para esses registros. Foram captadas cerca de 150 horas em vídeo, entrevistas e manifestações culturais, além de um grande acervo fotográfico. Todo o material está disponível gratuitamente pelo site www.quilombosdojequitinhonha.com.br.

Ancestralidade, alegrias, dificuldades, costumes, festas e conhecimentos tradicionais são revelados com muita emoção neste projeto. O trabalho realizado pela equipe serviu também para reforçar a certeza de que esta é uma região na qual o fazer do povo – seja na dança, na religião, na culinária ou na forma de lutar diariamente – é muito vivo. E isso tem colaborado para que esse grupo social resista ao sistema que tem violado seus direitos ao longo de décadas.

SERVIÇO – Lançamento Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória

Dia 16 de maio, terça-feira, às 11h

Auditório da Cemig – Avenida Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho – Belo Horizonte

Tel.: (31) 3261-1500

Contato com os coordenadores do projeto:

Evanize Sydow e Sérgio Fogaça – Nota Musical Comunicação

Tels. (21) 98222-9310 (Evanize) e (11) 98398-3887 (Sérgio)

e-mails: sergiompb@uol.com.br e evanizesydow@terra.com.br

Print Friendly, PDF & Email