Quilombolas que vivem perto da Serra do Curral temem ser afetados por mineração na região

06/05/2022

Por TV Globo — Belo Horizonte

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/06/quilombolas-que-vivem-perto-da-serra-do-curral-temem-ser-afetados-por-mineracao-na-regiao.ghtml

A ameaça da mineração na Serra do Curral não é só para as cidades do entorno. Moradores de uma comunidade quilombola denunciam que serão prejudicados. Eles afirmam que não foram sequer consultados nem pela Taquaril Mineração S.A (Tamisa) e nem pelo governo do estado sobre os impactos na comunidade local.

A mineradora recebeu aval do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para obter licenças que liberam empreendimento minerário na região.

 

Serra do Curral  — Foto: Danilo Girundi/ TV Globo

Serra do Curral — Foto: Danilo Girundi/ TV Globo

“Estamos muito preocupados. Em momento algum fomos citados, tampouco convidados a participar. Foi um susto para a comunidade”, disse a líder comunitária do quilombo Manzo, Makota Kidoidale.

 

Os quilombolas temem que a vegetação e os córregos que usam em rituais culturais e religiosos sejam afetados. Eles estão a pouco mais de 2km da Serra do Curral.

Comunidade Quilombola se sente ameaçada com mineração na Serra do Curral
Comunidade Quilombola se sente ameaçada com mineração na Serra do Curral

A mineradora Tamisa afirma que não há previsão de impactos ambientais na área urbana de Belo Horizonte em geral, nem no bairro Santa Efigênia, onde fica o quilombo, na Região Leste da cidade.

g1 também procurou o governo do estado sobre o assunto, mas não houve resposta.

O empreendimento

 

Área onde será instalado o Completo Minerário Serra do Taquaril, na Serra do Curral — Foto: Lucas Franco/TV Globo

Área onde será instalado o Completo Minerário Serra do Taquaril, na Serra do Curral — Foto: Lucas Franco/TV Globo

O licenciamento para o complexo minerário foi aprovado na madrugada do último sábado (30), após mais de 18 horas de reunião. Oito conselheiros votaram a favor do empreendimento, e quatro votaram contra. Todos os representantes do governo estadual se posicionaram pela aprovação do projeto.  

Print Friendly, PDF & Email