';

Comunidades Quilombolas em Minas Gerais

QUEM SÃO?

 

Esta é uma área dedicada a informações de pesquisa sobre as comunidades quilombolas em Minas Gerais. O Cedefes está elaborando um texto com as principais informações sobre esses povos. Aguardem!

 

Base de dados indicada:

IBGE – Base de Informações sobre os Povos Indígenas e Quilombolas

A Base de Informações sobre os Indígenas e Quilombolas consiste em um conjunto de informações cadastrais, organizadas por municípios, sobre as localidades indígenas e quilombolas estimadas pelo IBGE para a realização dos censos e pesquisas.

A base representa todos os lugares do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes declarados indígenas ou quilombolas, observando-se o princípio da autoidentificação (Decreto n. 5.051/2004, Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho).

São cadastradas as terras indígenas e territórios quilombolas oficialmente delimitados pelos órgãos responsáveis e os agrupamentos de domicílios ocupados por indígenas e quilombolas. São inseridos ainda dados de outras localidades que não atendam aos critérios anteriores, mas que sejam ocupados por indígenas ou quilombolas.

Os dados antecipados nesta edição especial, lançada em virtude do enfrentamento à Covid-19, encontram-se em processo de consolidação para o Censo Demográfico 2021, e ainda serão submetidos a etapas de validação em campo e em gabinete.

Esta edição conta ainda com dados de população indígena do Censo Demográfico 2010 nos recortes geográficos de Unidade da Federação, Município e Terra Indígena.

Textos indicados:

Coleção Terra de Quilombos:  Coleção Terras de Quilombos reúne um conjunto de narrativas a respeito da formação, do modo de vida e das lutas travadas por comunidades quilombolas brasileiras para se manter em seus territórios tradicionais. Em cada livreto, uma comunidade quilombola é apresentada em sua singularidade.

Print Friendly, PDF & Email