Quilombo de Areão

14/12/2010

Quilombo de Areão

 

A Comunidade de Areião se localiza no município de São Domingos do Prata, região do Vale do Rio Doce. A Comunidade dista aproximadamente vinte quilômetros da sede e dois quilômetros do distrito de Cônego João Pio. O acesso é bom, mesmo em época de chuva, há um pequeno trecho de estrada de terra que tem seis quilômetros da BR-262 até a comunidade.

O entorno da comunidade está todo degrado em função das atividades pecuárias, só há pastos com pequenas manchas de mata Atlântica e capoeiras. Há também mineração de ferro e manganês próximo ao local.

Há na comunidade aproximadamente cinqüenta moradores. As residências são atendidas por luz elétrica a mais ou menos quinze anos.  As casas eram todas de pau a pique / taquara e taipa, mas hoje só resta uma que será demolida em breve. Todas as casas foram reconstruídas com tijolo e adobe.

A geração de renda se dá pelas aposentadorias, bolsa família e trabalhos de diária nas fazendas vizinhas. O êxodo é muito grande, quase não há jovens na comunidade. A grande maioria migra para os centros urbanos. Os moradores criam galinha e porcos. Há pequenas hortas de subsistência nos quintais. Algumas famílias comercializam o excedente nas feiras próximas, como o milho e o feijão.

Segundo os moradores, todos são descendentes de Pedro Maria dos Santos e Maria da Luz, que receberam um pequeno pedaço de terras da fazenda onde trabalhavam como escravos. A fazenda era uma grande produtora de café e milho. Este fato aconteceu no período da abolição. Francisco Paranho, também conhecido como Seu Chiquito, conta que havia uma grande fazenda no século XIX, e findada a escravidão, os ex-escravos ficaram no local recebendo uma pequena gleba como doação.

 

 Não há nenhuma documentação que assegure o direito de posse dos moradores. Por isto a importância da comunidade se mobilizar para buscar seu direito ao território tradicional. Hoje os moradores ocupam apenas um alqueire de terras. A comunidade também não possui nenhum tipo de organização formal. A questão quilombola está sendo introduzida somente agora e a comunidade ainda não tem um entendimento sobre a questão.

 

Os serviços como escola e posto de saúde funcionam no distrito de Cônego João Pio. O analfabetismo é muito grande entre os moradores de Areão. A diabete e a pressão alta são as principais enfermidades dos moradores do quilombo.

 

A maioria da população de Areão é católica, sendo que uma minoria é evangélica. A padroeira da comunidade é Nossa Senhora de Santana. Todo dia 26 de julho é festejada o dia da santa Padroeira.

Havia batuque nas festas de antigamente, hoje só é tocado o forró, segundo relatos dos moradores. Ainda há a benzedeiras / os e raizeiras / os na comunidade. Antigamente havia parteiras também.

 

 

Print Friendly, PDF & Email