Boa Morte

12/03/2010

 

BOA MORTE
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Boa Morte localiza-se no município de Belo Vale, região Metropolitana Belo Horizonte.
 
INFRA-ESTRUTURA
Vivem na comunidade aproximadamente 400 pessoas. Há uma escola que funciona até a quarta série do ensino fundamental. O saneamento básico é precário e a água consumida pela comunidade está poluída. Não há posto de atendimento de saúde e as visitas dos médicos são raras. Há uma associação, que representa os interesses dos moradores.
 
HISTÓRIA
Encravada na Serra da Moeda, a comunidade de Boa Morte foi constituída ainda no século XVIII. Seus habitantes são descendentes de escravos que trabalhavam nas fazendas locais. Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
Segundo documentos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA –, a Igreja de Nossa Senhora de Boa Morte foi fundada em 1760 pela bandeira de Gonçalo Álvares e Paiva Lopes.
Na região, há a Fazenda Boa Esperança, que foi morada do Barão de Paraopeba, nela havia grande número de escravos, prováveis antepassados dos atuais moradores da Boa Morte.
A comunidade foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em 2005 e nesse mesmo ano entrou com o pedido de titulação de suas terras no Incra.
 
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
O entorno do quilombo está completamente degradado, em conseqüência das atividades mineradoras. A água consumida na comunidade sofre intenso processo de poluição, causando diversas enfermidades nos habitantes.
Segundo os moradores, o problema começou quando as grandes empresas de extração mineral chegaram à região.
Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email