Curralinho dos Paulas

23/03/2010

 

CURRALINHO DOS PAULAS
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Curralinho dos Paulas localiza-se no município de Resende Costa, região dos Campo das Vertentes, Minas Gerais.
Curralinho dos Paulas dista aproximadamente 20 km em estrada de terra da sede do município. O povoado também é conhecido como Conceição do Curralinho.
 
INFRAESTRUTURA
Atualmente há 34 famílias e aproximadamente 130 moradores. Existem na localidade muitas casas vazias, que foram abandonadas por habitantes que não conseguiram sobreviver no quilombo. Esses
moradores migraram para os centros urbanos em busca de melhor oportunidade de trabalho.
Hoje as casas e a igreja são de alvenaria, mas durante muitos anos as construções eram de pau-a-pique e palha.
A água que abastece os moradores vem de um ribeirão próximo e de um poço artesiano. Não há rede de esgoto; as casas possuem fossas rudimentares. O lixo não é recolhido pela prefeitura.
Há um posto de saúde que funciona apenas às quintas-feiras e em condições precárias. Doenças como diabetes e osteoporose são constantes entre os adultos, assim como a hipertensão.
A escola de Curralinho dos Paulas atende até a 4a série do ensino fundamental, e, atualmente, nela estudam 36 crianças. Quando chegam à 5a série, os alunos continuam os estudos no distrito de Ribeirão ou em Resende Costa.
Os moradores organizaram um conselho denominado Conselho Nossa Senhora da Conceição.
 
HISTÓRIA
Os primeiros moradores teriam se instalado no local, no século XIX, e pertenciam à família Paula. Provavelmente eram negros forros e livres que se arrancharam no local, dando início à formação da comunidade.
Os moradores se reconhecem como descendentes de escravos. A referência do nome “Curralinho” (há no entorno o Curralinho dos Maias e o Curralinho dos Peixotos) vem da formação desses povoados no entorno de pequenos ranchos que serviam de posto de tropas e comércio.
Na atualidade, quilombolas de Curralinho se ressentem do preconceito de moradores do entorno e de outras comunidades, o que consideram muito forte e violento.
 
GEOGRAFIA E TERRITÓRIO
A região de Curralinho dos Paulas ainda apresenta manchas de Mata Atlântica, mas grande parte do território foi desmatada para a formação de pasto e, atualmente, para plantio de eucalipto. Há carvoeiras no entorno da comunidade.
O solo predominante é o latossolo, adequado para o plantio. Os moradores cultivam hortas – couve, alface, repolho – para consumo próprio. Há grande quantidade de nascentes no entorno do povoado. O curso de água mais próximo é o córrego dos Paulas.
As atividades da monocultura de eucalipto e da criação de gado nas fazendas vizinhas alteraram e degradaram bastante o ambiente.
Até o ano de 1990, havia atividades de mineração no entorno, e o minério de ferro era explorado até há pouco na região. Segundo os moradores, o território de Curralinho dos Paulas era bem maior do que os limites atuais. A vinda de fazendeiros que compraram terras e de pessoas que adquirem casas no local diminuiu a abrangência do quilombo. Esse movimento é muito recente, não passa
de cinco anos.
ECONOMIA LOCAL
A renda das famílias vem de trabalhos nas fazendas e carvoarias vizinhas, de trabalho na cidade de Resende Costa, de aposentadorias e do programa governamental Bolsa Família. A sobrevivência das famílias depende, basicamente, daqueles membros que trabalham fora da comunidade.
 
CULTURA
A festa principal é a da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro. As festas juninas e a festa de Nossa Senhora do Rosário também são bastante comemoradas. Segundo os moradores, durante as festividades do Rosário, a comunidade recebe a visita de guardas de congado da região. Antigamente havia uma guarda de congado local.
Há duas igrejas no quilombo: a de Nossa Senhora da Conceição e a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A maioria dos quilombolas é católica; há apenas duas famílias evangélicas.
 
Fonte: CEDEFES
 
Print Friendly, PDF & Email