Comunidade de Bagres

17/11/2009

 

BAGRES
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola dos Bagres localiza-se no município de Vazante, a aproximadamente 30 km da sede, bem próximo à divisa do município de Paracatu, no Noroeste mineiro. É também conhecida como Morada dos Bagres e compõe-se de três núcleos:Veredas, Saloba e Pamplona.
 
HISTÓRIA
Os habitantes de Bagres têm relação de parentesco com alguns moradores da comunidade quilombola de Pontal, que está localizada a 35 km, no município de Paracatu. Segundo o morador Antônio Mendes, vivem no local 75 famílias quilombolas, totalizando, aproximadamente, 600 moradores, todos descendentes da família de Galdino Mendes da Silva e Silvéria Pereira Souza. Eles foram os primeiros moradores quilombolas do local, ainda no século XIX. O território histórico da comunidade é uma área de aproximadamente 1.200 ha e, segundo Antônio Mendes, sempre teve essas dimensões, desde a ocupação dos primeiros moradores no século XIX.
 
Os quilombolas afirmam que nunca houve problemas de grilagem ou outro tipo de conflito no território de Bagres. Em 2004, a comunidade recebeu o certificado da Fundação Cultural Palmares e desde 2005 aguarda a titulação de suas terras pelo Incra.
 
 
INFRAESTRUTURA
A maioria das casas é de alvenaria, não há rede de água e esgoto, nem coleta de lixo pela prefeitura municipal.
Há, em Bagres, um posto de saúde e o Programa Saúde da Família, além da visita semanal de um médico e de um dentista.
A Escola Municipal Emilio Alves Rios atende até a 8a série do ensino fundamental. Estudam na escola aproximadamente 300 alunos de Bagres e de outros lugarejos do entorno.
A comunidade é representada pela Associação de Moradores de Bagres, que tem como presidente Ozoir Vieira dos Santos.
 
ECONOMIA
A criação de animais e o plantio de algumas culturas são as formas de subsistência de muitos moradores. A venda de leite gera renda extra para diversos quilombolas, desde que foi criado na comunidade um tanque de leite comunitário. Além de leite, muitos moradores vendem farinha, polvilho, rapadura e queijo na feira livre de Vazante.
Outros moradores trabalham em fazendas vizinhas, nas empresas de plantio de eucalipto, na mineradora ou em cidades próximas.
A maioria das famílias recebe o Bolsa Família e utiliza o crédito rural.Há também na comunidade um projeto da EMATER para a criaçãode frango caipira.
As principais demandas dos moradores de Bagres são o acesso à luz em algumas residências, a reforma das moradias e a aquisição de um trator e de sementes para o plantio de roças.
 
CULTURA
 
As principais festas da comunidade são as de Reis, em janeiro, e a de São Benedito, em junho. Durante os festejos, os moradores dançam catira.
 
Segundo o morador Antônio Mendes, as pessoas mais velhas de Bagres ainda trabalham em mutirão e evocam alguns cantos chamados derrubada. Antônio Mendes canta um trecho: “… Ê meu patrão,
eu quero beber, porque preciso trabalhar…”. Não há igreja em Bagres, mas a maioria de seus moradores professa
a religião católica e têm como padroeiro São Benedito. Uma minoria é adepta de religiões neopentecostais. Em um terreiro alguns moradores praticam cultos de matriz africana.
 
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE

A vegetação típica é o cerrado, parcialmente alterado pela ação humana. O desmatamento é a principal causa da destruição da vegetação natural.

Print Friendly, PDF & Email