Bem Posta

12/03/2010

 

BEM POSTA
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Bem Posta localiza-se a 36 km, por estrada de terra, da sede do município de Minas Novas, na mesorregião Jequitinhonha. É constituída pelos núcleos de Bem Posta, São José do Capivari e Lagoinha.
 
HISTÓRIA
Historicamente, Bem Posta é tida por muitos como um antigo ponto de negociação de escravos. A área foi ocupada há aproximadamente 300 anos e teve como primeiros moradores o Padre Barreiro, António Maçado, Patrício Mata e João Fernando Azevedo.
 
INFRA-ESTRUTURA
As casas são de alvenaria ou adobe. O abastecimento de água é feito por meio de poços e cisternas que abastecem toda a comunidade.
Segundo relato dos moradores, a água não está poluída nem escassa, tendo somente diminuído nos cursos de água locais.
A maioria das casas apresenta fossas rudimentares, construídas pelos próprios moradores. As famílias que não têm fossas utilizam a mata local como banheiro.
A comunidade é atendida pelo PSF (Programa Saúde da Família) há certo tempo, e o agente é da própria comunidade. Bem Posta recebia a visita de médicos semanalmente, mas hoje isso não acontece mais.
Muitos problemas de saúde são direcionados ao posto local, e os casos graves são encaminhados ao hospital mais próximo, localizado em Minas Novas, a 36 km.
Na comunidade funciona uma escola que atende o ensino fundamental. Há também telefone público, iluminação e rede elétrica.
O principal acesso se dá por meio de estrada de terra, transitável mesmo nos períodos de chuva. O transporte público normalmente utilizado é uma linha de ônibus que vai até a comunidade.
 
CULTURA
Nas principais festas, em homenagem a Santo Antônio e Nossa Senhora da Saúde, são realizadas as marujadas e apresentações da Banda de Taquara. As marujadas são organizadas por um grupo específico, que tem como um dos coordenadores o senhor Osmano.
Na comunidade há um grupo organizado, denominado Banda de Taquara de Santo Antônio. Há também a Associação de Moradores da Comunidade de Bem Posta, que tem como presidente José Teixeira da Silva.
 
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
A vegetação de cerrado arbustivo, mesclado ao gramíneo lenhoso, é evidente no entorno e nas proximidades da comunidade. Ela se encontra sobre solos latossólicos, dotados de maior profundidade, e, em menor proporção, há os cambissolos, propensos a processos erosivos em caso de remoção indiscriminada da vegetação.
O clima da região caracteriza-se como semi-árido, com temperaturas elevadas, superiores a 25º C, e em alguns pontos com médias acima de 32º C. O índice pluviométrico médio anual da localidade aproxima-se de 915 mm. Ressalta-se que o clima do município pode sofrer influência do clima tropical que abrange parte da região.
 
ECONOMIA LOCAL
Na comunidade não há a prática do garimpo, nem mesmo áreas de mineração de grande porte. Outras atividades econômicas praticadas na comunidade são a agricultura e a criação de animais, destinadas à subsistência das família e realizadas em glebas individuais, situadas nas proximidades das moradias. Os principais produtos cultivados são milho, feijão, mandioca, amendoim e cana-de-açúcar.
A principal atividade econômica da comunidade e do entorno é o trabalho na silvicultura de eucalipto. Entretanto, plantio exacerbado vem ocasionando impactos associados à degradação e dizimação da vegetação nativa, com conseqüente redução do nível dos cursos de água locais. O desmatamento do entorno é intenso, devido o plantio
de eucalipto.
 
Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email