Projeto de Extensão da Universidade de Brasília vai elaborar um memorial jurídico e político dos quilombos no Brasil

03/07/2020

Fonte:http://conaq.org.br/noticias/parceria-conaq-unb/?fbclid=IwAR1GDGq9gYJ6zRT5dJtymx-cXYiLX-PdS0xKDv9FaVrkF9zdhR1LrO0HC9c

Nesta semana, foi lançado o edital para seleção de integrantes do projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB), o “Centro de Documentação Quilombola – Ivo Fonseca”. O projeto da Faculdade de Direito da UnB vai elaborar um memorial do movimento quilombola brasileiro com documentos que registrem a experiência de luta por direitos a partir da Constituição Federal de 1988.

As inscrições iniciam no próximo dia 06 de julho e ficam abertas até o dia 24 de julho, o edital prevê as condições para participar da chamada pública e os critérios que serão observados na seleção, acesse aqui.

O edital oferece o total de 14 vagas, tanto à comunidade acadêmica da UnB, quanto para o público externo. Além disso, dispõe de vagas exclusivas para quilombolas.

As atividades do projeto são voltadas para habilidades e competências transdisciplinares, vinculadas a coleta e sistematização de documentos, e, criação e edição de material para web. Para que os objetivos da ação sejam cumpridos, o grupo realizará atividades de ensino e pesquisa. O coordenador geral do projeto, professor associado Menelick de Carvalho Netto, diz que assim a ação se torna mais capacitada para contribuir com a defesa dos modos de fazer, viver e criar das comunidades quilombolas.

Para as coordenadoras de atividade, pesquisadora Emília J. Viana de Oliveira e o professor substituto Rodrigo Portela Gomes, o memorial será fundamental para acessar os registros de disputas e negociações dos quilombolas narradas por eles. O projeto entende que é preciso evidenciar o protagonismo dos quilombos em diversos momentos da recente história política e jurídica do país.

Para a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) a cooperação com universidade surge em um importante momento, pois contribui para a efetividade dos direitos fundamentais. O projeto privilegia nossa memória, essa é uma luta que tem história e precisa ser narrada, defende Sandra Braga, coordenadora executiva da Conaq e liderança no quilombo Mesquita – GO.

A pesquisadora e co-fundadora da CONAQ Givânia Maria, contribuirá na coordenação de atividades do projeto. Givânia que é do quilombo Conceição das Crioulas (PE), destaca que o valor fundamental do projeto é o enfrentamento ao racismo e sexismo epistêmico.

Nesse sentido, nota-se nos fundamentos da ação extensionista a importância das fontes orais, memórias e histórias de vida das/os quilombolas. Por isso, o projeto também homenageia outro importante personagem na recente história quilombola, co-fundador da CONAQ e quilombola do Frechal (MA), Ivo Fonseca.

Para mais informações sobre o projeto e os critérios para participar acesse o edital aqui.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente,  por meio do formulário de inscrições no link: https://forms.gle/eMXCDjDoBTFcAx8x8 

Print Friendly, PDF & Email