PROGRAMAÇÃO DE FILMES DO 6º FAN‏ – Belo Horizonte

26/05/2012

segue abaixo a programação da mostra de filmes que serão exibidos durante o Festival de Arte Negra, no período de 28/05 à 01/06.
 
Por gentileza ajudem a divulgar, a seleção de filmes buscou privilegiar filmes que retratam de alguma forma a arte e a cultura negra no Brasil, com destaque para os filmes realizados aqui em Belo Horizonte, que apresentam cenas, personagens e histórias tão conhecidas por nós, neste sentido temos os documentários "Os sons que vem da Rua", que narra os primórdios do movimento hip hop em Bh; o filme "Coisa Nossa", que conta a história do Sr Ronaldo, sambista e dono do bar opção, e o documentário "Nas minhas mãos eu quero pregos", que nos apresenta o artista plástico Maurino Duarte, genial em sua obra, controvérso em suas atuais atitudes.
 
Não poderíamos deixar de fora o maravilhoso filme "Daquele Instante em diante", que nos apresenta o negro dito, Itamar Assunção e o aguardado e esperado "Jardim das folhas sagradas". Além destes, outros, que serão exibidos no horário do almoço, foram pensados como alternativa para nosso horário de almoço.
 
Curtam, comente, critique, mas não esquçam de me avisar.
 
Abraços,
 
28 maio (segunda-feira)
18h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – 
 Cine FAN: Daquele instante em diante (Direção: Rogério Velloso. Brasil. 2011. Documentário. 110min)
O Nego Dito Itamar Assumpção em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, mostrando sua presença antológica nos palcos e os momentos de intimidade entre os amigos e familiares.
 
29 maio (terça-feira)
12h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – Cinema de Bolso
Cine FAN: curtas de Moçambique (org.: Kaio Almeida e Leila Lourença e alunos do Workshop de Cinema Documentário. Moçambique. 2010)
Shilambwashi Shetu: esta terra é nossa
O Sal
Cine Caniço
Em busca da Felicidade
 
14h – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – A escola vai ao Cinema –
Cine FAN: Arroz com feijão (Direção: Rodrigo Felha e Cacau Amaral. Brasil. 2009. Ficção).
Episódio do projeto “x favela – agora por nós mesmos”. Para construir um quarto para o filho único, os pais de Wesley, de 12 anos, reduzem o cardápio de casa a arroz com feijão. No aniversário do pai, o menino sai em busca de recursos para comprar um frango de presente para ele.
Cine FAN: Oxossi e o Pássaro das Feiticeiras (direção/roteiro/ilustração/animação: Tatu Guerra. Brasil. 2009. Curta de animação)
Oxóssi e o Pássaro das Feiticeiras é um encontro da cultura tradicional africana com o contemporâneo. O roteiro foi adaptado da versão de Pierre Fatumbi Verger da lenda Yorubá sobre a origem do orixá Oxóssi. Este trabalho mescla novas técnicas, como a animação de recorte digital e o design digital, com técnicas tradicionais como o desenho e a contação de histótrias.
  
18h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – 1ª Vez
Cine Fan: Céu sem Eternidade (Direção: Cátia de Oliveira, Flaudinéia Brito, Guilherme Farkas, Eliane Café, Antônio Domingues, André Garros e Nayra Albuquerque. Brasil. 2011, doc.)
"Céu sem eternidade" foca as dinâmicas que ocorrem no epicentro das lutas e expectativas que envolvem os quilombos de Alcântara – MA e o Projeto Espacial Brasileiro em parceria com a Ucrânia: "Alcântara Cyclone Space". Um experimento audiovisual de caráter poético e antropológico que retrata o universo das comunidades quilombolas e o conflito de mais de 30 anos de história. Lançamento em BH
 
  30 de maio (quarta-feira)
12h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – Cinema de Bolso
Cine FanDalva (Direção: Caroline Leoni. Brasil. 2004. ficção)
Visão poética do cotidiano de uma mãe solteira vivendo na cidade de São Paulo. O sonho contado pela filha transforma seu dia em objeto de reflexão sobre as possibilidades individuais de felicidade.
Cine FAN: Clarita, (Thereza Jessouroun. Brasil. 2007. Documentário)
Baseado na história da mãe da diretora, portadora da Doença de Alzheimer. Apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte. O documentário alterna imagens filmadas com sua mãe e reconstituições feitas com a atriz Laura Cardoso.
 
14h – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro)
Cine FAN: Deixa voar (Direção: Cadu Barcelos. Brasil. 2010. Ficção)
Episódio do projeto “x favela – agora por nós mesmos”. Flávio, de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.
 
18h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – 1ª Vez
Cine FAN: Jardim das folhas sagradas (Direção: Póla Ribeiro. Brasil. 2011. Drama. 90 min)
Bonfim, um bancário bem sucedido, negro e bissexual é casado com uma mulher branca e de crença evangélica. Ele vive na Salvador e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Embora questione a tradição da própria religião, ele tem a missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à natureza, superando as contradições e conflitos trazidos pela modernidade. Lançamento em BH
 
31 de maio (quinta-feira)
12h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro)
Cine FAN: Os pés no palco (Direção: Eric Legay. França. 2005. Documentário) – Apoio do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.
Os 20 anos da companhia Black Blanc Beur representaram uma oportunidade para apresentar o trabalho original da coreógrafa Christine Coudun e o projeto artístico por ela desenvolvido em Saint-Quentin-en-Yvelines. Entrevistas, ensaios e trechos de espetáculos contribuem para a análise de um trabalho internacionalmente conhecido, resultado de uma pesquisa inovadora sobre o vocabulário hip hop, mas que “ultrapassa a esfera particular desta dança para alcançar uma dimensão mais universal”.
 
 14h – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro)
Cine FAN: Os sons que vem da rua (Direção: Eduardo Zunza e Daniel Veloso. Brasil. Documentário)
 
18h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – 1ª Vez
Cine FAN: Coisa nossa (Direção: Carlos Canela. Brasil. 2012. Documentário)
“Coisa Nossa” é um filme que já nasceu com nome pronto. Através da história de Ronaldo Coisa Nossa, sambista da velha guarda, catador de ferro velho, dono de bar e compositor, o filme fala de coisas que são absolutamente nossas, brasileiros: a superação, a humildade histórica que herdamos e um jeito, sereno à sua maneira, de conviver com as adversidades. Lançamento em BH
 
 
1º de junho (sexta-feira)
12h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro)
Cine FAN: Os Panteras Negras (Black Panthers – Direção: Agnès Varda, França, 1968. Documentário) – Apoio do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil
No verão de 68, os Panteras Negras de Oakland (Califórnia) organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências negras, durante esse processo político. Neste sentido, deve-se realmente datar este documento: 1968.

14h – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro)  
Cine FAN: Em busca da felicidade ((org.: Kaio Almeida e Leila Lourença e alunos do Workshop de Cinema Documentário. Moçambique. 2010)
 
Cine FAN: O primeiro João (Direção: André Castelão. Brasil. 2009. curta de animação)
 
18h15 – CCBH (Rua da Bahia, 1149, Centro) – 1ª Vez
 
Cine FAN: Nas minhas mãos eu quero pregos (Direção: Cristiane Ventura e Vilmar Duarte. Brasil. 2012. Documentário)
 
Maurino de Araújo mora no bairro Primeiro de Maio (Belo Horizonte) há mais de 30 anos, escultor reconhecido internacionalmente, tem uma vasta produção de obras em madeira, vive numa casa modesta e dança pelas ruas com seu guarda-chuva em dias de sol. Lançamento em BH

 

 



— 
Cida Reis
Print Friendly, PDF & Email