Programa Pólos de Cidadania – UFMG, lança documentário na 1ª Mostra Favela é Isso Aí

06/11/2011

“Uma avenida no meu quintal”, que será lançado no dia 06 de novembro, domingo, às 20h, no SESC Palladium, vai além do estereótipo de favela e destrincha a realidade do Aglomerado Serra, após as intervenções do Programa Vila Viva, a partir da visão de seus moradores.

O documentário “Uma avenida no meu quintal”, derivado dos resultados da pesquisa “Os efeitos do Vila Viva Serra na condição socioeconômica dos moradores afetados”, colheu os depoimentos de moradores do Aglomerado Serra sobre a intervenção urbanística do Programa Vila Viva, expondo suas impressões do Programa. De maneira sensível, contundente e problematizadora o vídeo traz uma reflexão acerca dos impactos gerados por essas recentes intervenções urbanas que estão sendo realizadas em áreas de vilas e favelas do país.

A pesquisa realizada pelo Programa Pólos de Cidadania da UFMG, por meio do seu Núcleo de Mediação e Cidadania, com atuação no Aglomerado Serra (região centro-sul de Belo Horizonte), foi idealizada a partir das dúvidas e reclamações recebidas dos moradores. Sessenta famílias, incluindo as que foram reassentadas fora do Aglomerado, foram entrevistadas e suas impressões sobre o Vila Viva foram registradas. O relatório final apontou para a insuficiência do Programa, que se limitou à reestruturação física da Vila, sem ocupar-se efetivamente de outras questões sociais e econômicas. O trabalho foi reconhecido com Menção Honrosa e ficou entre os 15 melhores no XIV Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. – A Mostra.

A ONG Favela é Isso Aí realiza a primeira edição da Mostra Favela é Isso Aí, com o objetivo de promover e dar visibilidade à produção cultural das vilas e favelas, integrando as diversas artes. Durante quatro dias as periferias vão poder mostrar seus trabalhos dentro do SESC Palladium, com atividades gratuitas e abertas ao público. Fazem parte da programação o lançamento dos seis CD’s gravados nos estúdios do Favela é Isso Aí, por meio do projeto Diversidade Musical; a exibição de filmes da 3ª. edição do Festival Imagens da Cultura Popular Urbana e ainda debates com temas relacionados à arte e à cultura das periferias.

Ficha Técnica

Uma avenida no meu quintal

Belo Horizonte, 2011, 57′, Documentário

Direção: Frederico Triani e Samira Motta

Sinopse: Documentário sobre o programa de urbanização de favelas Vila Viva, sob a perspectiva dos moradores do Aglomerado da Serra da cidade de Belo Horizonte – MG
Realização: Programa Pólos de Cidadania – UFMG

Coordenação de pesquisa: Eduardo Nicácio e Márcio Túlio Viana

Serviço

Lançamento do documentário “Uma avenida no meu quintal” do Programa Pólos de Cidadania

Data: 06/11/2011 (domingo)

Hora: 20h

Local: SESC Palladium [entre ruas Rio de Janeiro e São Paulo]

ENTRADA LIVRE E GRATUITA

Outras informações

http://www.favelaeissoai.com.br/festival.php

Print Friendly, PDF & Email