Primeira indígena Xakriabá a ser formar em enfermagem pela UFMG defenderá TCC sobre enfrentamento da Covid-19 na terra de seu povo

24/03/2021

Instagran - PET INDIGENA UFMG

Fonte:https://www.instagram.com/p/CM0EpGqJnm2/?igshid=12a6zywfwvys3

Com um trabalho INÉDITO a ser apresentado na @eeufmg , sob orientação da Professora Dra Lívia Pancrácio, Simone Xakriabá, da aldeia Barreiro Preto, defenderá seu trabalho de conclusão de curso com o título: ORGANIZAÇÃO DO POVO XAKRIABÁ PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19.
.
CONHEÇAM UM POUCO DO RESUMO DE SEU TRABALHO:
“Objetivo: Relatar sobre o processo de reorganização comunitária do Povo Xakriabá a fim de acomodar e concretizar as ações de enfrentamento da COVID-19. Relato de experiência:
Este relato é baseado na vivência das experiências vividas, no período de abril a setembro de 2020, por uma estudante Xakriabá da Universidade Federal de Minas Gerais. A dinâmica da experiência foi apresentada por uma narrativa organizada em etapas das transformações ocorridas no modo de vida Xakriabá decorrentes da adoção de medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Considerações Finais: Mesmo seguindo todos os cuidados e recebendo orientações e informações atualizadas diariamente sobre a pandemia ainda existe um sentimento de impotência com relação à evolução dos casos de COVID-19 na população Xakriabá, pois não se sabe ao certo como e quando tudo voltará à normalidade, como sairemos dessa pandemia e se de fato sobreviveremos, o medo de quais serão os impactos que esse vírus trará para as nossas comunidades indígenas é algo que nos preocupa muito. Levando em consideração a alta vulnerabilidade das populações indígenas para com as doenças respiratórias, por isso estamos a cada dia tentando desenvolver estratégias de sobrevivência, para que se possa evitar ou pelo menos controlar a transmissibilidade da doença entre os Xakriabá.”
.
A pesquisa será defendida amanhã(25/03/21) pelas plataformas digitais da UFMG.
.
O Pet Indígena UFMG deixa aqui a confiança, apoio e o carinho a estudante que tanto revolucionou nosso programa e a presença indígena dentro da UFMG.
.
#ufmg
#indigenasnagraduacao

Print Friendly, PDF & Email