';

Povos Indígenas em Minas Gerais

QUEM SÃO?

O Cedefes está atualizando o texto sobre os povos indígenas em Minas Gerais. Em breve divulgaremos aqui.

 

Base de dados indicada:

IBGE – Base de Informações sobre os Povos Indígenas e Quilombolas

A Base de Informações sobre os Indígenas e Quilombolas consiste em um conjunto de informações cadastrais, organizadas por municípios, sobre as localidades indígenas e quilombolas estimadas pelo IBGE para a realização dos censos e pesquisas.

A base representa todos os lugares do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes declarados indígenas ou quilombolas, observando-se o princípio da autoidentificação (Decreto n. 5.051/2004, Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho).

São cadastradas as terras indígenas e territórios quilombolas oficialmente delimitados pelos órgãos responsáveis e os agrupamentos de domicílios ocupados por indígenas e quilombolas. São inseridos ainda dados de outras localidades que não atendam aos critérios anteriores, mas que sejam ocupados por indígenas ou quilombolas.

Os dados antecipados nesta edição especial, lançada em virtude do enfrentamento à Covid-19, encontram-se em processo de consolidação para o Censo Demográfico 2021, e ainda serão submetidos a etapas de validação em campo e em gabinete.

Esta edição conta ainda com dados de população indígena do Censo Demográfico 2010 nos recortes geográficos de Unidade da Federação, Município e Terra Indígena.

 

Reportagens importantes:

Povo Xacriabá

Da aldeia para o comando de uma cidade, 19/04/2018. Fonte: Jornal O Norte de Minas, pgs. 6 e 7.:

Povo Maxakali

“Não precisa imitar indígena na escola, porque nós estamos vivos” Isael Maxakali, 19/04/2018, Facebook Assembléia Legislativa de Minas Gerais. buy essay paperproofreading free

Print Friendly, PDF & Email