Povos indígenas de Roraima se preparam para II Feira de Sementes Tradicionais

27/05/2013

II Sementes Tradicionais

Assessoria de Comunicação do CIR

Os povos indígenas Macuxi, Wapichana, Patamona, Taurepang, Ye’kuana, Wai-Wai e outros povos, pertencentes às diversas comunidades indígenas de Roraima se preparam para mais uma edição da Feira de Sementes Tradicionais, que esse ano vem com o tema “Valorizando e Multiplicando as Nossas Sementes”. A atividade acontece no período de 17 a 19 de junho, no mesmo local da primeira edição, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, na região do Surumu, município de Pacaraima.

A perspectiva do evento é motivar a criação de uma rede de produção, fortalecer e valorizar os conhecimentos e saberes proporcionados pelas sementes tradicionais dos povos indígenas, através da troca de experiência e atividades que serão promovidas no evento, com a participação de estudantes e professores indígenas, lideranças e demais convidados.

De acordo com a programação da Feira, estão programadas atividades como troca e exposições de sementes, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Para participar, as comunidades, escolas indígenas e demais participantes devem confirmar presença e inscrever os trabalhos até o dia 1º de junho, com a equipe de organização do evento, conforme descrito abaixo.

Os trabalhos deverão ser com o tema sobre sementes ou plantas, nas formas orais e cartilhas, considerando os formatos estabelecidos. Por exemplo, a cartilha deverá conter entre 4 a 12 páginas (2 a 4 folhas A4 dobradas ao meio), podendo ser feita ao próprio punho, contendo textos e ilustrações. A premiação dos trabalhos de maior destaque será a edição e publicação de 200 exemplares da cartilha, que posteriormente serão distribuídos às comunidades indígenas, além de livros sobre os temas da Agroecologia e Sementes Tradicionais.

A Feira de Ciências e Sementes Tradicionais é uma atividade desenvolvida pela Iniciativa Wazaka’ye, Conselho Indígena de Roraima, Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), com o apoio das entidades parceiras Instituto Socioambiental (ISA), Diocese de Roraima e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Para mais informações sobre as inscrições e programação, abaixo os contatos:

– (95) 8804.6437- Rachel Camargo Pinho (INPA)

– (95) 9117.5729 – Kely Cruz (Estudante – Gestão Territorial Indígena)

Enviada por Henyo T. Barretto para a lista superiorindigena.

Print Friendly, PDF & Email