Povo Tupinambá convida para o IV Seminário Caboclo Marcelino e XII Caminhada Tupinambá

10/09/2012

O Seminário de História e Cultura Indígena: Índio Caboclo Marcelino surgiu em 2008 como uma atividade da disciplina História Indígena (Curso de História) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus/Bahia). Foi realizado novamente em 2009 e em 2010 não aconteceu. Ressurgiu em 2011 como uma resposta de um grupo de pessoas dentro e fora da UESC às perseguições, criminalização e prisões que sofria a Comunidade Tupinambá de Olivença.

Neste ano (2012) estamos chamando o evento de Retomada do Seminário pela Comunidade Tupinambá. Ele será marcado pela: Autodemarcação Territorial que os Tupinambá estão realizando no sentido que aconteça o mais rápido possível a demarcação de suas terras; e pela criação do Grupo de Observadores Nacionais e Internacionais de Apoio à Luta do Povo Tupinambá de Olivença.

Portanto, é um Seminário que possui a UESC como uma das realizadoras porque surgiu incialmente na Universidade e tem entre seus organizadores estudantes e professores da universidade. Queremos que a universidade (ou parte dela) tenha presente as questões indígenas. Entretanto, estamos este ano realizando o Seminário na comunidade indígena no sentido que seja cada vez mais organizado a partir da mesma. Isto é, uma Retomada do Seminário pelos Tupinambá de Olivença. As Aldeias e Áreas foram escolhidas por causa da localização: perto do centro de Olivença, facilitando o acesso, e sentido de fortalecer as retomadas mais recentes, como é caso da região de Santana.

O evento é internacional porque conta a participação de argentinos, colombianos e franceses. A ideia é realizar o Seminário todos os anos antes da Caminhada Tupinambá que ocorre no último domingo de setembro. A intenção é fortalecer a luta da comunidade indígena.

Nosso Seminário não tem verba para a realização a exemplo dos outros anos. É um evento que envolve a comunidade indígena e não indígena. Por isto nas rodadas de conversa tem sempre a presença de índios e não índios.

A parceria com a Jornada Mal Estar na Cultura – Medo só enriquece o evento pelo histórico cultural e social dos que formam o Projeto Etcétera e Tal … Psicanálise e Sociedade. Os horários do evento são diferenciados em decorrência das distâncias e da diversidade de lugares de seus participantes

Bom Seminário para todas e todos.

“É tupã no céu
O Índio da terra
Bora vê quem pode mais”

Comissão Organizadora

Serviço:

IV Seminário (Internacional) de História e Cultura Indígena: Índio Caboclo Marcelino – Histórias, Culturas e Lutas dos Povos Indígenas do Brasil e da América Latina & II Jornada (Internacional) o Mal Estar da Cultura: Medo

27, 28, 29 de setembro de 2012
Olivença – Ilhéus – Bahia
Aldeia Sede: Gwarini Taba Atã

Caminhada Tupinambá em Homenagem aos Mártires do Massacre do Cururupe e Caboclo Marcelino
30 de setembro de 2012
Olivença – Ilhéus – Bahia

_______

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para os que não pertencem a comunidade indígena: precisamos do nome inteiro e informações como: profissão, atuação, entidade, faculdade, instituição. Estas informações constarão do material de divulgação. Todos receberão certificados de participantes das rodas de conversa (mesa redonda) até porque todos nos seremos “palestrantes”.

Hospedagem: A Pousada que estamos indicando é a que fica mais próxima do evento. Pertence à Valdo e Jonas que estão informados sobre o seminário. A diária para o casal é de 40,00 reais. O telefone é: (73) 3269-1012. Se quiserem ligar pra confirmar a hospedagem digam que é para o Seminário.

Trazer: repelente, protetor solar, rouba de banho (mar e rio), roupa de cama, toalha, colchonete (caso possível).

Doações: solicitamos como doação: alimento, especialmente feijão, mas também pode ser carne do sol, charque, arroz, macarrão, óleo. Estaremos fazendo uma arrecadação não obrigatória de 10,00 reais (ou outro valor maior) para outros custeios como gasolina.

A alimentação será por conta de cada um dos participantes, mas tentaremos fazer o máximo para baixar os custos das mesmas. OBS: o evento não tem patrocínio e verba nenhuma, porém, todas as doações não são obrigatórias.

http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com

Print Friendly, PDF & Email