Povo Krenak protesta contra PL 490, que expõe os territórios indígenas a invasão

30/06/2021

Cimi Regional Leste - Instragram

Fonte:https://www.instagram.com/p/CQvy6VZHy12/?utm_medium=share_sheet
noticias: https://www.instagram.com/p/CQvy6VZHy12/?utm_medium=share_sheet

Povo Krenak, fecham BR – 259, no município de Resplendor, no leste de Minas Gerais, próximo ao Córrego EME, a cerca de 122 km de Governador Valadares. Só é permitido a passagem de carros em situação de emergência, segundo a polícia a manifestação ocorre de forma pacífica.

Os Krenak, se somam as diversas manifestações que ocorrem em todo o Brasil, contra o “pacote de maldades” que vem ocorrendo contra os direitos dos povos indígenas, através de Projetos de Lei, como por exemplo o PL 490 que expõem os territórios indígenas a invasão. E no caso específico dos Krenak expõem ainda mais o seu território sagrado aos interesses das empresas mineradoras, como já vem ocorrendo com os crimes da Vale. Com a aprovação destes Projetos de Lei, o governo institucionaliza a invasão, o esbulho e a exploração criminosa do território Krenak e dos povos indígenas do Brasil.

A manifestação também chama a atenção para o julgamento do caso de Repercussão Geral que deverá ser retomada hoje a partir das 14h no STF.

Os povos indígenas pedem que os Ministros digam NÃO, a tese do Marco temporal e confirmem a tese do Indigenato, reconhecendo os direitos originais dos povos indígenas.

#naoaomarcotemporal
#pl490mata
#VidasIndígenasImportam
#NossaHistóriaNãoComeçaEm1988
#Krenak
#direitosoriginarios

Print Friendly, PDF & Email