População em defesa das Águas – Montes Claros

04/11/2014

 

Estamos numa situação grave de crise da Água. Preocupadas com essa situação em Montes Claros, entidades somam força na luta pela preservação e recuperação das águas e de "áreas verdes" na nossa cidade. Diante disso, será realizada uma Audiência Pública no dia 06/11/2014 (quinta-feira), às 08:00h, na Câmara Municipal de Montes Claroscom o tema"Água: recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas verdes de Montes Claros".

A lagoa do Parque Municipal secou. Mesmo com as várias denúncias que tem sido feitas ao Ministério Público Estadual e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as medidas urgentes e efetivasainda não foram tomadas. A lagoa continua assoreada e a tubulação que a abastece com água de uma nascente não foi trocada.
Amineradora “Sobrita” na Serra do Mel avança na destruição e ameaça 23 cavernas (catalogadas). Esses locais são importantes para o ciclo da água e recebem visitas de estudiosos de diversas áreas, bem como de pessoas que praticam a escalada. As explosões têm aumentado o risco de desabamento desses monumentos considerados “patrimônio cultural brasileiro” (Art. 216 da Constituição Federal).
A “Lagoa azul”- nascente do rio Riachão-fica dentro de uma propriedade particular, com a divulgação da sua existência, principalmente nas redes sociais, a área necessita deproteção frente às visitações clandestinas.

Além destes pontos, outras questões devem ser discutidas pela população, como o Saneamento Básico/Abastecimento de água, Aterro Sanitário no Mimoso, Rios poluídos, entre outros.

Participe! A causa é coletiva! Águas para a Vida!

Assinam esse documento:

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM/ Comissão Pastoral da Terra – CPT/ Casa de Pastoral Comunitária – Proderur/ Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado – NASCER/UFMG/ NIISA- Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental/ Articulação Popular São Francisco Vivo

Apoio:
Fundo Nacional de Solidariedade – CF 2014

Print Friendly, PDF & Email