Pontal

23/03/2010

 

PORTO PONTAL
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Porto Pontal está localizada a 55 km da sede do município de Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais. O acesso é pela BR-040, que liga Belo Horizonte a Brasília, e, posteriormente, por uma estrada vicinal de terra.
 
HISTÓRIA
O nome Porto Pontal se deve à existência no local do porto da balsa que fazia a travessia do rio Paracatu, até a construção da rodovia. Como a comunidade fica às margens do rio, a pesca é tradição antiga entre os quilombolas.
Os primeiros habitantes foram Cecília Ferreira Araújo e Hermógenes Rodrigues Ramos, que ocuparam o terreno doado, ainda no século XIX, pelo dono da fazenda onde trabalhavam como escravos.
 
INFRAESTRUTURA
A população quilombola é de, aproximadamente, 140 habitantes, distribuídos em 30 famílias. A comunidade é bastante dispersa e os 280 hectares de seu território tradicional estão resumidos, atualmente, a 84 hectares.
 
No território existem algumas fazendas, além de novas construções de moradores não-quilombolas. Porto Pontal não dispõe de esgoto, água tratada nem recolhimento de lixo.Não há posto de saúde nem atendimento do Programa Saúde da Família. Os moradores só têm acesso à assistência médica em Paracatu. Não há escolas – para estudar, crianças e jovens precisam se deslocar até cidades próximas. A comunidade é organizada e possui a Associação Quilombola de Porto Pontal.
 
ECONOMIA LOCAL
A terra do quilombo é bastante valorizada, devido à proximidade com o rio Paracatu. E, como a renda é parca, muitos moradores acabam por vender seus terrenos. Os habitantes de Pontal precisam se esforçar muito para viver da pesca e da lavoura de subsistência. Há uma farinheira comunitária no local. Alguns quilombolas produzem farinha, doces e rapadura e três família criam gado leiteiro. A colheita de frutos nativos do cerrado, como o pequi e a cagaita, complementam a subsistência do grupo. A pesca é a principal atividade dos quilombolas, cuja produção é vendida na feira de Paracatu. No entanto, os moradores alegam que a cada dia fica mais difícil pescar, pois o rio está sofrendo com o alto nível de poluição causado por empresas mineradoras. Muitos habitantes deixam a comunidade para trabalhar em empresas ou fazendas próximas ou como domésticas nas cidades da região.
 
CULTURA
As festas tradicionais em Pontal são as de São Benedito e São Sebastião. Há também um terno de folia-de-reis em todo mês de janeiro. A festa de Bom Jesus, outra tradição local, deixou de ser realizada. Os moradores do quilombo são majoritariamente católicos. Santa Mônica é a padroeira do lugar, homenageada com uma igreja bastante simples.
 
 
Fonte: CEDEFES
 
Print Friendly, PDF & Email