Políticas públicas para o meio rural em debate

20/10/2011

O Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) e o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/ UFRRJ) irão promover o Seminário Internacional “Políticas Públicas, Atores e Agricultura no Brasil: desafios e possibilidades em jogo”. O objetivo do evento é promover um diálogo sobre os esforços teóricos utilizados na análise de programas agrários e agrícolas, compreendendo-os melhor, fomentando a discussão sobre o tema, e estimulando o intercâmbio entre pesquisadores.

 

O encontro acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na sede do CPDA/UFRRJ, no Rio de Janeiro. O público interessado e especializado nos temas relacionados à agricultura se reunirá para discutir os resultados das políticas e instrumentos utilizados por programas governamentais na área. Pretende-se ainda subsidiar, com as discussões, debates centrados nas perspectivas e demandas futuras.

Haverá duas sessões especiais, com os temas “Experiências, aprendizagens, avanços e limites no exercício das políticas públicas para a agricultura – Brasil e Europa” e “Articulação de atores sociais e polítcas públicas”. Ainda na programação, as mesas-redondas: “Ideias, coalizão de interesses e construção de referências para a implantação de políticas rurais”; “A emergência dos novos arranjos institucionais em políticas públicas rurais: desafios em curso”; “A construção da agenda e os desafios da política nos seus diferentes momentos de implantação” e “Análise e monitoramento de políticas públicas agrárias – a experiência dos observatórios”.

Os palestrantes e debatedores serão gestores de políticas públicas, representantes do governo e de organizações não-governamentais, além de pesquisadores nacionais e internacionais que possuem larga experiência de estudos e trabalhos realizados sobre a temática.

O Seminário também servirá de espaço para o lançamento de três publicações voltadas para análise de políticas públicas agrícolas e de desenvolvimento territorial. As inscrições para participar do evento devem ser feitas no local.

Serviço:
Seminário Internacional Políticas Públicas, Atores e Agricultura no Brasil: desafios e possibilidades em jogo
Data: 10 e 11 de novembro de 2011
Local: Sede do CPDA/UFRRJ (Av. Presidente Vargas, 417 – Centro – Rio de Janeiro)
Horário: 9h às 20h.

Mais informações e a programação completa no site do OPPA: http://oppa.net.br/oppa2011/

Print Friendly, PDF & Email