Poções Francisco Sá

23/03/2010

 

 
Poções
 
Localização:
 
A comunidade quilombola de Poções se localiza no distrito de Cana Brava, município de Francisco Sá, região Norte de Minas Gerais, antigo povoado de Brejo das Almas.
Para chegar a comunidade é preciso romper 34 km de Francisco Sá em direção ao povoado Cana Brava e depois em direção ao povoado Poções/Pocinhos.
 
Infra-estrutura:
 
A comunidade é dividida em Poções I e Poções II e subdividida em Fazenda Arroz, Pobres, Poço João de Deus e Pocinhos. Vivem atualmente quase duas mil pessoas em Poções.
Há na comunidade energia elétrica, telefone público e escola que funciona até a oitava série do ensino fundamental.
Há dois grupos organizados na comunidade: Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Poções e Grupo Unido pelo Resgate da Igreja Católica.
A certificação da comunidade na Fundação Cultural Palmares é de número 01420.001244/2006-25, número de cadastro 6, número de registro 614 e número da folha 124.
 
História:
 
A comunidade de Poções é de descendentes de escravos da Família Sá, tronco familiar do Ministro Francisco Sá, leia-se Viação e Obras do governo Washginton Luis em meados da década de 20 do século XX.
Também esta comunidade quilombola é formada de negros vindos da Bahia e de alguns brancos que faziam parte da Fazenda Brejo Luis do Distrito de Santo Antonio do Gorutuba, região diamantífera do município de Grão Mogol. Esta comunidade quilombola está inserida em um “campo negro” no norte de Minas Gerais. Há uma grande concentração de comunidades nesta região que possui uma relação de parentesco.
 
Cultura:
 
A comunidade sempre festeja as festas do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora Aparecida.
Print Friendly, PDF & Email