Plataforma on-line monitora dados sobre a Covid-19 entre indígenas

07/04/2020

Rede Cerrado, com informações do ISA

Iniciativa é do Instituto Socioambiental (ISA), uma das entidades associadas à Rede Cerrado

Com informações levantadas com base nos boletins das Secretarias Estaduais de Saúde sobre a pandemia da Covid-19 (coronavírus), o Instituto Socioambiental (ISA) lançou uma plataforma on-line de monitoramento da situação indígena frente ao novo coronavírus.

Para os casos indígenas, a fonte é a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde (MS).

Clique aqui para acessar a Plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil

Segundo a plataforma, indígenas e não indígenas estão imunologicamente suscetíveis a vírus que nunca circularam antes, como é o caso do novo coronavírus causador da Covid-19.

Estudos em várias partes do mundo e no Brasil atestam, no entanto, que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde piores do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de doenças. Condições particulares afetam essas populações, como a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja pela distância geográfica, como pela indisponibilidade ou insuficiência de equipes de saúde.

Clique aqui e saiba como ajudar indígenas e povos da floresta no combate ao novo coronavírus

Com informações do ISA

Print Friendly, PDF & Email