Plano de ajuda aos carroceiros será apresentado pela PBH em até 90 dias

27/11/2023

Por Hermano Chiodi

Fonte:https://www.otempo.com.br/politica/plano-de-ajuda-aos-carroceiros-sera-apresentado-pela-pbh-em-ate-90-dias-1.3282936

Objetivo é ajudar profissionais após a proibição do uso de carroças na capital mineira, prevista para 2026

Fuad Noman assina Lei que antecipa fim das carroças em Belo Horizonte - Foto: Rodrigo Clemente / PBH
Fuad Noman assina Lei que antecipa fim das carroças em Belo Horizonte — Foto: Rodrigo Clemente / PBH

A prefeitura de Belo Horizonte criou uma Comissão Especial para elaborar um plano de substituição gradativa das carroças, dentro do programa Carreto do Bem.

O grupo terá 90 dias para elaborar propostas que possam auxiliar os carroceiros a encontrarem caminhos para reinserção no mercado de trabalho após a proibição do uso de carroças com tração animal na capital mineira. O grupo também deve apresentar propostas para proteger os animais atualmente utilizados nas carroças após o fim desse serviço.

“O que essas pessoas precisarem, nós vamos ter que sentar, discutir e trabalhar para que elas possam voltar para o mercado de trabalho. Nós não queremos que essas pessoas fiquem desprotegidas. E, por outro lado, nós temos que ter também uma política de amparo aos animais”, explicou o prefeito Fuad Noman (PSD).

A comissão será coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta. Decreto antecipando o fim das carroças e criando a Comissão Especial foi assinado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Fuad Noman e será publicado na edição deste terça-feira (28) do Diário Oficial do Município (DOM).

Inicialmente, o limite para que os veículos de tração animal fossem substituídos era janeiro de 2031, prazo que foi modificado para janeiro de 2026. Em outubro, quando a proposta foi aprovada, os autores da matéria, vereadores Wanderley Porto (Patriota) e Janaína Cardoso (União Brasil), afirmaram que a mudança tem o objetivo de evitar maus-tratos contra os animais, que devem ser substituídos por mecanismos de tração motorizada. (Com informações de Ana Clara Moreira)

Print Friendly, PDF & Email