Pacto pela Vida e pelo Brasil é lançado em Belo Horizonte nesta quarta (12)

12/05/2021

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Fonte:https://www.brasildefatomg.com.br/2021/05/12/pacto-pela-vida-e-pelo-brasil-e-lancado-em-belo-horizonte-nesta-quarta-12

Assinado por diversas entidades, documento denuncia crise e cobra medidas imediatas para enfrentamento da pandemia

Família auxiliada pela Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte, uma das instituições que assinam o pacto – Foto: Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Social

Diversas entidades de Belo Horizonte lançam em evento online, nesta quarta (12) às 20h, o Pacto pela Vida e pelo Brasil em defesa da ciência e da saúde pública. A iniciativa, que é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pretende ser mais uma articulação para cobrar que o Estado Brasileiro adote políticas imediatas de enfrentamento à pandemia, de modo que garanta a saúde da população e preserve a economia, com emprego, trabalho e renda.

Além disso, as instituições que assinam o Pacto, denunciam a crise sanitária, econômica, social e política pela qual passa o país. “A hora é grave e clama por liderança ética, arrojada, humanística, que ecoe um pacto firmado por toda a sociedade, como compromisso e bússola para a superação da crise atual”, diz nota da CNBB.

Em Belo Horizonte, o lançamento é coordenado pelo Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Não é justo jogar o ônus da imensa crise nos ombros dos mais pobres e dos trabalhadores. O princípio da dignidade humana impõe a todos e, sobretudo, ao Estado, o dever de dar absoluta prioridade às populações de rua, aos moradores de comunidades carentes, aos idosos, aos povos indígenas, à população prisional e aos demais grupos em situação de vulnerabilidade. Acrescente-se ao princípio da dignidade humana, o princípio da solidariedade – só assim iremos na direção de uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna”, completa o texto.

Além de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, participam do evento Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, diretor da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB); Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas; Professor Camilo de Lélis, integrante do Conselho Arquidiocesano do Laicato em BH (CNLB); Cristiana Britto, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Padre Júlio César Gonçalves Amaral, vigário episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental; José Luiz Quadros de Magalhães, presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e Alessandra Mello, presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

O evento será transmitido no canal Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental do YouTube.

Edição: Elis Almeida

Print Friendly, PDF & Email