“Os desafios da Rio+20”, com Ignacy Sachs

04/09/2011

O Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília tem a honra de convidar para a Palestra da Quarta Sustentável:

“Os desafios da Rio+20”

 

Prof. Ignacy Sachs

École des hautes études en sciences sociales (HESS (Escola de estudos avançados em ciências sociais) de Paris


Data: 08 de setembro de 2011 (5a.feira)

Horário: 18h

Local: Módulo Central do CET – UnB

         Campus UnB, Av. L3 Norte

site: http://www.cds.unb.br/quartas
 
Biografia resumida :
Ignacy Sachs é socioeconomista e professor titular da École des hautes études en sciences sociales (HESS (Escola de estudos avançados em ciências sociais) de Paris. Nesta instituição fundou em 1973 o Centro Internacional de Pesquisas em Meio Ambiente e Desenvolvimento – o qual dirigiu até 1985 – e o Centro de pesquisas sobre o Brasil contemporâneo, do qual atualmente é co-diretor.

Ignacy Sachs chegou ao Brasil pela primeira vez devido ao que ele chama de “um acidente biográfico”: como refugiado de guerra, em 1941. Era o último navio de rota que saía de Portugal antes da interdição bélica dos oceanos ocupados por submarinos, minas e mísseis. Fugitivo judeu de uma Polônia invadida pelo alemães nazistas, viu com encantamento o amanhecer na baia da Guanabara. Ficou catorze anos. E sempre voltaria. O “acidente biográfico” do então menino, nascido na Polônia, naturalizado francês, e brasileiro de coração, rendeu muito para a ciência e para a civilização, começando pelo conceito de ecodesenvolvimento que, anos depois, deu origem a uma das expressões mais recorrentes e debatidas das ultimas décadas: o desenvolvimento sustentável.

Autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento e meio ambiente, o Professor Sachs trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972, durante a qual foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sachs foi também conselheiro especial da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.
Desenvolvimentista, como Celso Furtado, Sachs aliou à agenda do crescimento os valores da justiça social. Adepto do planejamento, renovou essa ferramenta despindo-a do autoritarismo tecnocrático para vesti-la com o diálogo entre as vozes da cidadania, mediadas pela harmonização do poder público. Ao conjunto adicionou o que denomina ‘imperativo do equilíbrio ambiental’.
 

Vinte anos mais tarde, o Professor Sachs tem mais um encontro marcado com a história do desenvolvimento sustentável: em 2012, o Brasil sediará a Cúpula da Terra, o mais importante fórum da ONU sobre as agendas, compromissos e diretrizes para reconciliar o desenvolvimento e o meio ambiente. E apesar das dificuldades dos Estados em se comprometerem com a preservação do futuro de todos, ele está otimista: para ele, a dinâmica da Cúpula Rio+20 é bem mais favorável do que a vivida em 1992.
 

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o CDS tem o privilegio de ouvir o Professor Sachs mais uma vez, na série de palestras das Quartas Sustentáveis. Sachs se referirá aos objetivos da conferencia e explicará por que a Rio+20 deve ser um ponto de ordenação de agendas. Segundo ele, os países membros das Nações Unidas devem sair dela comprometidos a trazer, num prazo de dois anos, seus planos de desenvolvimento sustentável e socialmente inclusivos. Ao mesmo tempo, para o Professor Sachs é imprescindível reconstruir ferramentas institucionais e reposicionar a velha casa das Nações Unidas para as gigantescas tarefas que temos diante de nós. Um grande desafio, que o Prof. Sachs apresentará ao publico na sua honrosa visita ao CDS.

Print Friendly, PDF & Email