Oficina apresenta línguas indígenas na Feira do Livro

08/09/2011

Fonte: Ascom – Universidade Federal do Pará (UFPA)

A diversidade linguística indígena estará presente na XV Feira Pan-Amazônica do Livro, nos dias 6, 8 e 9 de setembro, por meio da Oficina “Ouvindo as vozes da floresta: línguas indígenas da Amazônia”, ministrada pela professora Marília Ferreira, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Oficina apresentará os troncos linguísticos Macro-Jê e Tupi para o público que queira conhecer uma parte da cultura e da história desses povos. O tronco linguístico é um conjunto de línguas que tem a mesma origem. 

 

Patrimônio imaterial – As línguas indígenas são parte de um importante patrimônio imaterial dos povos indígenas. Por meio delas, são veiculados, há milênios, conhecimentos e saberes tradicionais de comunidades de tradição oral”, enfatiza a professora Marília Ferreira. Na Amazônia, estão presentes 72% das línguas indígenas faladas no Brasil, atualmente. O Estado do Pará concentra 25 línguas, um número maior de línguas do que a Europa.

Os participantes da Oficina poderão escutar trechos das línguas indígenas coletados por pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Línguas Indígenas da UFPA. Pretende-se, com isso, refletir sobre os preconceitos linguísticos sofridos por esses povos que, muitas vezes, ainda são tratados como inferiores.

Segundo a professora Marília Ferreira, “ainda hoje as línguas indígenas brasileiras são as mais desconhecidas do mundo”, e é dever do pesquisador divulgar seus estudos e contribuir para que esse patrimônio seja valorizado.

“Estou bastante contente com a possibilidade de divulgar o conhecimento que se tem acumulado de nossas pesquisas na área de línguas indígenas, durante cerca de duas décadas”, afirma com entusiasmo a professora. A expectativa da docente é ter um bom número de participantes para que possa compartilhar esse conhecimento e aprender sobre ele.

Serviço:

Oficina “Ouvindo as vozes da floresta: línguas indígenas da Amazônia

Local: XV Feira Pan-Amazônica do Livro, Centro de Convenções Hangar, na Sala Mezanino.

Data: 6 (terça), 8(quinta) e 9 (sexta) de Setembro

Horário: 14:30h às 17:30h

Ministrantes: Marília Ferreira, Bianca Rodrigues, Cinthia de Lima Neves, Lorena Mendes Tavares, Laíse Maciel Barros e Ricardo Bezerra Sampaio

Print Friendly, PDF & Email