O Governo do Zema não faz política habitacional e descumpre acordo com 300 famílias!

08/12/2021

Brigadas Populares MLB - Facebook

Fonte:https://www.facebook.com/brigadaspopulares/photos/a.4252167931547136/4446982998732294/

Hoje as famílias das ocupações Carolina Maria de Jesus, Manoel Aleixo e Vicentão fazem um ato na porta do Palácio da Liberdade, denunciando o descumprimento do acordo feito por parte do Governo do Estado e da Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB-MG), que visava assegurar o direito à moradia para cerca de 300 famílias.

A COHAB-MG, a partir da luta das várias famílias, firmou em 2018 um acordo para pagamento de bolsa aluguel para as famílias até o reassentamento definitivo delas em áreas de regularização fundiária do Estado, em um prazo de até dois anos. Tal acordo foi descumprido após a eleição do Governador Zema, desamparando as famílias em um momento em que o povo sofre com a fome, aumento nas contas de luz e água, do gás de cozinha e do combustível e sofrendo ainda os impactos da pandemia.

O Governador Zema, na tentativa de fechar a COHAB-MG, realizou em Outubro deste ano uma troca na presidência da Companhia. Até hoje, o novo dirigente se nega a receber os movimentos e as famílias para o diálogo, inclusive pediu o adiamento de reunião agendada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de MG, onde o conflito está sendo mediado. Diante da urgência da situação não resta outra alternativa a não ser reivindicar a imediata abertura de diálogo com as ocupações Carolina Maria de Jesus, Manoel Aleixo e Vicentão.

Diante do exposto reivindicamos: 1) reunião imediata com o Governador Zema e com o novo Presidente da COHAB-MG; 2) garantia do cumprimento do acordo por parte da COHAB-MG, com definição de prazo para o reassentamento definitivo; 3) reabertura de tratativas em torno dos imóveis a serem repassados para os reassentamentos; 4) alternativas temporárias emergenciais para as famílias.

Iremos permanecer acampados na porta do Palácio da Liberdade até que o diálogo seja retomado e nossos direitos garantidos!

Com luta, com garra, a casa sai na marra!

Pode ser uma imagem de ‎7 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e ‎texto que diz "‎AS OCUPAÇÕES CAROLINA, MANOEL ALEIXO E VICENTÃO ACAMPAM NA PORTA DO PALÁCIO DA LIBERDADE COBRANDO A MORADIA DEFINITIVA! B LUTAREMOS PELO DIREITO DE MO ال2 MLB දරනะ BASEADO NO ARTIGO 06 =খ EMENDA TCOLAL 14 DE FEVER A BUSCA ه MLB BRIGADAS POPULARES‎"‎‎
Print Friendly, PDF & Email