O corpo na arte africana

19/09/2012

Com abertura nesta segunda-feira, a mostra reúne preciosidades do continente africano no Castelo da Fiocruz.

Montada a partir do acervo de pesquisadores que se tornaram colecionadores, a exposição pretende mostrar que arte e ciência caminham juntas. Sua origem remonta a missões da Fiocruz à África, como parte das relações mantidas entre brasileiros e africanos nas áreas de saúde, educação e pesquisa. Essa cooperação acabou fazendo com que cientistas conhecessem e se apaixonassem pela arte africana. Na exposição, cerca de 140 esculturas, máscaras e objetos adquiridos por pesquisadores durante as missões são expostas de forma inédita. A mostra conta ainda com 14 fotografias cedidas pelo colecionador francês Gérard Lévy, com registros que datam da virada do século XIX para o século XX.

A cooperação da Fiocruz com os países do continente africano estabeleceu laços nas áreas de educação, pesquisa, saúde e também na arte. Assim, algumas importantes coleções viraram mostra e serão exibidas pela primeira vez na exposição O corpo na arte africana, que será inaugurada nesta segunda-feira (17/9), no Museu da Vida, em Manguinhos (RJ). A visitação é franca.

O corpo na arte africana conta com cerca de 140 obras de arte reunidas pelos pesquisadores Wilson Savino, Wim Degrave, Rodrigo Corrêa de Oliveira e Paulo Sabroza. As obras estão divididas em cinco módulos: Corpo individual & Corpos múltiplosSexualidade & MaternidadeA modificação e a decoração do corpoO corpo na decoração dos objetos; e Máscaras como manifestação cultural. A mostra conta ainda com 14 fotografias cedidas pelo colecionador francês Gérard Lévy, com registros que datam do período entre o fim do século 19 e o início do século 20.

A mostra, que conta com apoio da Faperj, ocupa a sala de exposições temporárias do Museu da Vida até o início de 2013 e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 16h30, por grupos agendados. No sábado, a visitação é livre, das 10h às 16h.

Serviço:

Exposição O corpo na arte africana

Exposição gratuita

Data: 17/9 a início de 2013

Local: Sala de exposições do Museu da Vida

Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro

 
Print Friendly, PDF & Email