O CEDEFES e as eleições de 2022

09/09/2022

Caros sócios, companheiros e amigos:

Em algumas semanas, estaremos realizando mais uma eleição geral no Brasil, quando escolheremos os dirigentes do país para os próximos quatro anos:  o Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Não se trata só de mais uma eleição, e sim, com certeza, da mais importante eleição desde a queda da ditadura militar-civil-empresarial, em 1985! Em 2 de outubro, faremos uma decisão crítica: muito pior do que a vitória das forças conservadoras de sempre, contra aquelas progressistas e ou de esquerda, que defendem a cidadania democrática e os direitos dos mais pobres e dos excluídos, como quase sempre tem acontecido. Neste ano, a decisão eleitoral será entre a civilização e a “barbárie”, entre a esperança e a degradação social. Por isto o CEDEFES, fiel aos seus valores e à sua tradição de luta social considera importante se manifestar, publicamente, em nome dos seus sócios.

Não é preciso elencar a série de medidas anti povo tomadas por estes desgovernos federal e estadual, desde janeiro de 2019, nem retomar os principais aspectos da crise política, econômica e social que vivemos no Brasil desde o golpe de 2016, que rompeu a estabilidade institucional do país, após a constituição de 1988: as notícias e debates que ora acontecem nas redes sociais, na mídia, nas várias organizações e instituições, têm sido abundantes e claras sobre a tragédia que se abateu sobre nós, principalmente sobre os grupos sociais mais fragilizados e vulneráveis, com os quais o CEDEFES atua desde sua fundação: os excluídos da terra – trabalhadores sem terras e camponeses, indígenas, povos e comunidades tradicionais como quilombolas, povos de terreiro, ciganos, geraizeros, ribeirinhos, catadores de sempre viva, entre outros. Praticamente todos os direitos sociais e políticas púbicas conquistados nos tempos recentes foram cerceados por governos e parlamentos a serviço de donos do dinheiro e de ideologias excludentes e totalitárias. Para estes grupos perseguidos e invisibilizados, a sobrevivência tem sido a sua maior resistência! É preciso colocar um freio neste projeto que promove a degradação sociocultural e ambiental!

Por isto o CEDEFES vem a público informar que considera essencial a vitória nas urnas, dos candidatos progressistas aos governos e aos parlamentos no âmbito federal e estadual. É importante conhecer o trabalho anterior dos candidatos e sua defesa de questões importantes para esses grupos e para a sociedade, como a retomada das políticas de reforma agrária e de apoio aos agricultores familiares, o apoio a políticas de preservação e recuperação ambiental, incluindo a conservação de nascentes, de rios e dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, a demarcação das terras indígenas, a rejeição do marco temporal das terras indígenas, o autorreconhecimento, auto-organização, elaboração de projetos que garantam a segurança alimentar, autonomia dos territórios, registro do patrimônio imaterial e garantia da consulta livre,  prévia,  informada e de boa fé no caso de projetos, obras e/ou empreendimentos que afetem  ou que possam afetar territórios de povos e comunidades tradicionais.

Rogamos a todos, buscarem conhecer bem os candidatos em que votarão, especialmente para os parlamentos: um número maior de deputados progressistas fará toda a diferença para a implantação de novas políticas benéficas a sociedade. Por fim, convidamos nossos sócios, amigos e companheiros de luta a trabalharem, junto a parentes, amigos e conhecidos pelo voto de candidatos que subscrevam, entre outras, as propostas acima elencadas.

Diretoria do CEDEFES, em BH, 09-09-2022.

Print Friendly, PDF & Email