Nota de repúdio sobre compra de votos e envolvimento partidário no processo eleitoral da N’Golo

15/04/2021

Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N'Golo)

Belo Horizonte, 15 de abril de 2021

Ao povo quilombola do estado de Minas Gerais

Prezados,

A Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo), principal entidade representativa dos quilombos do estado, vem por meio desta, tornar público seu repúdio em relação à compra de votos e envolvimento partidário em seu processo eleitoral.

Criada em 2005, a N’Golo tem por prerrogativa ser apartidária, não envolvendo partidos, nem interesses políticos no que diz respeito ao seu trabalho, sendo um movimento que se reconhece como sociedade civil organizada. Contudo, temos identificado durante o processo eleitoral que se encontra em vigência, assessores de parlamentares se envolvendo de forma direta neste processo, assumindo o protagonismo que acreditamos ser dos quilombolas, com promessas de emendas parlamentares e outros apoios – antiéticos, vale ressaltar – em troca do apoio das comunidades.

Ressaltamos que, tanto esta quanto as diretorias anteriores, sempre buscaram apoio junto a diversos deputados que se dizem sensíveis à pauta quilombola, sem conseguir êxito na aprovação de políticas públicas para nosso povo. A articulação política é de suma importância na promoção de nossos direitos que, ao nosso ver, deve ser de forma abrangente e horizontalizada, uma vez que os políticos eleitos têm o único papel de representar nossos interesses enquanto cidadãos e comunidades diferenciadas.

Nesse sentido, repudiamos qualquer promessa de campanha indevida, que caracterize compra de voto e alianças de interesse único e exclusivamente político. A N’Golo não possui interesse nem envolvimento político partidário, prerrogativa legitimada em nosso estatuto social. Nossa orientação é para que as comunidades quilombolas do estado estejam atentas e não negociem nem vendam seu voto em troca de favores, pois isso é imoral e não condiz com a prática das comunidades quilombolas, que se baseia na solidariedade, na autonomia e na coletividade.

REPUDIAMOS A VELHA POLÍTICA E A COMPRA DE VOTOS ENTRE O POVO QUILOMBOLA!

Jesus Rosário Araújo – presidente da N’Golo

Clique aqui para acesso a nota de repúdio em pdf