Nesta sexta, será criada a associação de apoio às vítimas da Covid-19

29/04/2021

Fonte:https://pt.org.br/nesta-sexta-sera-criada-a-associacao-de-apoio-as-vitimas-da-covid-19/
Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça será criada em ato virtual com participação do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), defensores dos direitos humanos, lideranças sociais e políticas

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) mobilizar a sociedade brasileira com defensores dos direitos humanos, lideranças sociais e políticas para a criação da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça.

A entidade será fundada nesta sexta-feira, dia 30, às 19 horas, por meio de uma acossembleia virtual com a expectativa de participação de mil pessoas de todo o Brasil.

O parlamentar catarinense lançou a ideia da Associação Vida e Justiça em um pronunciamento durante sessão remota da Câmara dos Deputados no dia 23 de março. Desde então, mobiliza lideranças políticas e pessoas vítimas da Covid-19 para constituírem a entidade, que vai abranger todos os estados brasileiros. Além disso, a intenção é motivar a formalização das entidades nos estados e municípios.

Luto coletivo

Hoje são quase 400 mil famílias envolvidas diretamente com a morte de um, dois ou até três entes do convívio familiar. Nós acompanhamos essa questão da pandemia há mais de um ano. É um sofrimento e um luto coletivo. Mas eu comecei a me perguntar, será que muitas mortes não poderiam ter sido evitadas? Eu acredito que sim. É preciso apurar responsabilidades dos gestores públicos negligentes e buscar a reparação das vítimas. A Associação Vida e Justiça nasce neste contexto,” destaca Uczai.

Para Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, envolvido na iniciativa, diz que a Associação é “mais oportuna do que nunca”. “Nós estamos enfrentando um momento difícil e até catastrófico da realidade nacional e com um governo disfuncional, incapaz de enfrentar, de forma coordenada, com os outros atores do país, este desafio. É importante, então, que a sociedade civil se posicione. Então, a criação dessa associação nacional é o melhor mecanismo para articulação da sociedade”, defendeu o ex-ministro.defensores dos direitos

Solidariedade

Segundo Uczai, todos os brasileiros que “têm compromisso com a defesa da vida e da dignidade humana” devem participar da assembleia de criação da entidade. “Você pode ajudar a construir esse espaço de solidariedade humana de dentro da sua casa. A assembleia vai ser virtual e você só precisa clicar num link pra fazer parte deste momento que julgamos ser muito importante,” sugeriu o parlamentar.

A Associação Vida e Justiça terá 10 diretrizes de atuação que vão desde articulação de assistência à saúde especializada até a busca por reparação de danos às vítimas da Covid-19.

Associados

Para se associar na Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça, acesse: http://vidaejustica.com.br/seja-socio/

Serviço

Assembleia de criação da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça

Quando: 30.04.2021 (sexta-feira)

Horário: 19 horas (Horário de Brasília)

Onde: Plataforma ZOOM, no link https://us02web.zoom.us/j/87245664064?pwd=eEYwNTZLdGdvaTRMc1oydExKSG4vUT09

 

Da Redação, com informações da assessoria do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC)

Print Friendly, PDF & Email