Nasce a ocupação Maria do Arraial, do MLB,  no Centro de BH/ MG:  luta por moradia adequada

28/07/2023

Por Frei Gilvander Moreira[1]

Fonte:http://gilvander.org.br/site/nasce-a-ocupacao-maria-do-arraial-do-mlb-no-centro-de-bh-mg-luta-por-moradia-adequada/

 

“Cerca de 200 famílias se juntaram ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e ocuparam um prédio que estava vazio na Rua da Bahia 1065, no centro de Belo Horizonte/MG. A Ocupação Maria do Arraial denuncia a situação de milhões de famílias que sofrem com a falta de moradia digna e reivindica que o prédio ocupado cumpra sua função social e seja destinado para moradia.

 

Belo Horizonte nasceu com caráter higienista ao expulsar famílias pobres e negras que habitavam o Arraial Curral Del’Rey. O caso mais famoso é o de Maria Papuda ou Maria do Arraial, senhora negra que morava onde hoje está o Palácio da Liberdade, e que é homenageada por esta Ocupação. Maria Papuda é relembrada por ser a mulher que disse “Não” aos poderosos e resistiu aos primeiros despejos que compõem um histórico violento que dura até hoje.

Esta Ocupação se soma às lutas do MLB em todo o Brasil, que vem denunciando a contradição entre os mais de 11 milhões de imóveis vazios no país e o déficit habitacional que, em 2019, já beirava a 6 milhões de famílias. Só em Belo Horizonte existem mais de 107 mil domicílios vagos, em contraponto; dados de 2021 mostram mais de 12 mil pessoas em situação de rua na cidade.

Nos últimos 7 anos, nada foi feito para impedir o aumento desta população, que subiu de 6,3 mil e chegou a ser de mais de 12 mil pessoas nestes anos. O Governo Zema, bolsonarista e neocolonial, nada fez em relação às políticas de habitação e ainda quer acabar com o único órgão responsável por programas habitacionais para o estado, a COHAB.

As ocupações são uma resposta para essa desigualdade. Nossa luta é contra a higienização e gentrificação de BH, é contra a especulação imobiliária e pelo direito à moradia e à cidade para uma parcela da população que sempre teve a cidade negada. Ocupar o centro da cidade de BH é possibilitar acesso a quem mais precisa e a quem constrói a capital mineira diariamente.

A Ocupação Maria do Arraial presta homenagem a essa história de resistência do povo preto trabalhador, assim como busca memória, verdade e justiça para aqueles que estão soterrados embaixo do centro.

Nossa ocupação é uma retomada do povo preto no centro de BH! Estamos aqui por Maria do Arraial e tantos outros! Com luta, com garra, a casa sai na marra!
Hoje, dia 28/07/2023, o dia começou com muita luta, com as famílias da mais nova Ocupação do centro de Belo Horizonte, a Ocupação Maria do Arraial.
Venha apoiar e resistir com as famílias e o MLB!

A nova Ocupação do MLB homenageia Maria do Arraial, conhecida popularmente como Maria Papuda. Seu verdadeiro nome não se sabe ao certo, mas o apelido pejorativo foi ganho em função de uma enfermidade comum aos moradores da região. Maria do Arraial foi uma senhora negra moradora do antigo Arraial do Curral Del’Rey, que assim como vários outros moradores pretos e pobres, foi despejada para a construção da nova capital.

Maria do Arraial e seus vizinhos foram expulsos de suas casas sem nenhuma indenização ou aviso prévio. Sua casa se localizava onde hoje é o Palácio da Liberdade e, segundo as lendas, ao ver sua casa derrubada passou a assombrar os governantes que ali morariam, o medo dos poderosos foi tanto, que tiveram de construir o Palácio das Mangabeiras com o objetivo de fugir deste “fantasma”. Maria do Arraial é relembrada por ser a mulher que disse “Não” aos poderosos e resistiu aos primeiros despejos que compuseram um histórico violento que perdura até os dias de hoje.

Endereço da Ocupação Maria do Arraial: Rua da Bahia, 1065, centro, Belo Horizonte, MG.

Estamos precisando de doações de alimentos, produtos de limpeza e materiais de higiene para a Ocupação Maria do Arraial.
Entregue as doações direto na Ocupação ou contribua com qualquer quantia pelo PIX: mlbminas.lutas@gmail.com –

MLB, essa luta é pra valer!”

Com apoio de muitos Movimentos Sociais e com apoio da CPT/MG.

Belo Horizonte, MG, 28 de julho de 2023.

Nasce Ocupação Maria do Arraial no Centro de BH/MG em um grande prédio abandonado: luta por moradia

Print Friendly, PDF & Email