Mutirão tenta regularizar situação de indígenas venezuelanos da etnia Warao refugiados em BH

17/02/2022

Portal G1

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/02/17/mutirao-tenta-regularizar-situacao-de-indios-venezuelanos-da-etnia-warao-refugiados-em-bh.ghtml

Serviço atende a 82 pessoas, entre elas, 15 crianças, seis gestantes e um casal de idosos.

Após denúncias, cerca de 80 indígenas venezuelanos são transferidos para unidade de saúde em BH   — Foto: Setra-BH

Após denúncias, cerca de 80 indígenas venezuelanos são transferidos para unidade de saúde em BH — Foto: Setra-BH

Os 82 indígenas venezuelanos da etnia Warao que se refugiaram em Belo Horizonte participam de um mutirão para regularização migratória. Eles estão alojados no abrigo Vila Pinho, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. O trabalho começou nesta quinta-feira (17), com apoio da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com a coordenadora do abrigo, 14 famílias vivem no local desde dezembro do ano passado. Entre elas estão 15 crianças, seis gestantes e um casal de idosos.

Uma equipe de voluntários ajuda os indígenas a preencherem formulários de solicitação e renovação de refúgio ou de solicitação de residência. O serviço está previsto para esta quinta-feira e sexta-feira (18).

Em seguida, os Warao deverão seguir para a sede da Polícia Federal, onde vão entregar a documentação de forma presencial. Esta etapa deve ser realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro.

 

Em outubro de 2021, os índios refugiados estavam no Abrigo São Paulo, no bairro Primeiro de Mario, Região Nordeste da capital. Na ocasião, parte do grupo testou positivo para a Covid-19.

RELEMBRE:

Depois que saíram da Venezuela, eles passaram por várias cidades no Brasil. Entre elas, Itabuna e Teixeira de Freitas, na Bahia; São Matheus, Guarapari, Serra e Vila Velha, no Espírito Santo. Ao chegar em Minas passaram por Juiz de Fora, Santa Luzia e Belo Horizonte.

Print Friendly, PDF & Email