Musical Galanga, Chico Rei volta aos palcos de Belo Horizonte

21/12/2012

Saga do herói do Congo ganha três apresentações na sede da Funarte MG

 

Estado de Minas

 

IRENE NÓBREGA/DIVULGAÇÃO
 

 

 

A lenda virou mito e chega aos palcos do século 21. De sexta, 21 a domingo, 23, na sede da Funarte MG, ficará em cartaz o musical Galanga, Chico Rei, inspirado na trajetória do rei africano que viveu como escravo nas Minas Gerais do Ciclo do Ouro e se tornou herói ao libertar o seu povo da senzala.

 

A existência de Chico Rei, um dos personagens mais emblemáticos da rica história de Ouro Preto, jamais foi comprovada por especialistas. Mas o herói do Congo está vivo na memória popular. Dirigido por João das Neves – responsável por alguns dos momentos mais importantes do teatro brasileiro contemporâneo –, o espetáculo é protagonizado pelo ator e músico Maurício Tizumba.

 

Circulando desde 2011 pelo país, a montagem tem colecionado elogios. Um deles veio da rigorosa crítica de teatro carioca Bárbara Heliodora, que destacou “o ótimo rendimento do elenco”, o acerto da condução de João das Neves e “a excepcional direção musical da montagem”, a cargo da cantora Titane.

 

Galanga, Chico Reis e propõe a questionar aspectos importantes da história do Brasil e de suas versões tradicionais, além de chamar a atenção para a importância do negro para a cultura do país.

 

Escrito e musicado pelo compositor, romancista e poeta carioca Paulo César Pinheiro – viúvo de Clara Nunes e parceiro de craques da MPB como Pixinguinha, Tom Jobim, João Nogueira, Baden Powell, Sérgio Santos e Guinga –, o espetáculo divulga as tradições brasileiras soboprisma das manifestações populares de Minas Gerais.

 

PALHAÇO NEGRO 



O musical fecha a edição deste ano da Mostra Benjamin de Oliveira, cuja programação ressalta produções focadas

na importante contribuição dos afrodescendentes para a cultura brasileira. Nascido em Pará de Minas, Benjamin de Oliveira (1870-1954) foi ator, músico e o primeiro palhaço negro do país.

 

Em janeiro, amostra volta ao palco da Funarte: entre os dias 3 e 27, a Rui Moreira Cia. de Danças reapresentará Faça algum barulho. Idealizado pela Cia. Burlantins, o projeto levou 21 espetáculosteatrais, de dança e de circo para os públicos adulto e infantil. Também foram oferecidas oficinas e atividades especiais para escolas públicas.

 

MOSTRA BENJAMIN DE OLIVEIRA



Galanga, Chico Rei
 –

Sexta-feira, 21 e sábado, 22 às 20h; domingo, às 19h

 

Faça algum barulho –

De 3 a 27 de janeiro. Quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h

Funarte MG. Rua Januária, 68, Floresta. Ingressos: R$ 10 (inteira)

e R$ 5 (meia-entrada)

Print Friendly, PDF & Email