Mulheres de Minas em marcha! Cacica Éxina

13/09/2023

CIMI Regional Leste - Instagram

Fonte:https://www.instagram.com/p/CxLNIAaOoy3/

Mulheres indígenas de Minas Gerais articuladas pela APOINME contando com o apoio do Cimi Leste e da FAU-LAC, um fundo feminista regional para a América Latina e o Caribe de língua espanhola, que contribui para a sustentabilidade e o fortalecimento das ativistas e de seus movimentos com apoios ágeis e rápidos em situações de risco e de oportunidades, também apoiam as resistências, lutas e demandas das defensoras na transformação de sistemas de injustiça e desigualdade, colocando a proteção integral feminista e o cuidado no centro das suas preocupações.

O Cimi Leste apoia este movimento das mulheres por entender a importância das mesmas em todo processo de luta e resistências destes povos, desde a geração da vida dos guerreiros e guerreiras, a luta diária pela manutenção dos seus projetos de Bem-Viver.

Neste vídeo a Cacica Éxina (que significa Onça Guerreira) Kamakã, Marinalva Maria de Jesus, da Aldeia Kamakã Grayra, em homenagem a Jacinta Grayra, uma das ultimas ancestral que falava a língua Kamacã. Éxina esteve presente na 3ª Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília, em busca dos seus direitos, na luta pela visibilidade e regularização dos territórios que ainda precisam de regularização, na defesa de politicas públicas para as comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Dentro dos objetivo da III Marcha da Mulheres, que visa o fortalecimento da atuação das mulheres indígenas que estão com o corpo território em movimento, debatendo e enfrentando os desafios, e assim propor diálogos de incidência na política indígena do Brasil e no mundo.

 

Clique aqui para ver o vídeo, disponível no Instagram

 

Print Friendly, PDF & Email