MST lança aplicativo para mapear plantio de árvores pelo Brasil

08/02/2021

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Fonte:https://www.brasildefato.com.br/2021/02/08/mst-lanca-aplicativo-para-mapear-plantio-de-arvores-pelo-brasil

“Arvoredo” está ligado ao plano nacional de plantação de 100 milhões de árvores pelos próximos 10 anos

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store e na Apple Store – Comunicação MST

Com o objetivo de mapear as ações de plantio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio do plano nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, o movimento lançou o aplicativo Arvoredo, pelo qual é possível registrar o plantio de uma das 100 milhões de árvores a serem plantadas nos próximos dez anos de acordo com as diretrizes do plano.

Segundo Bárbara Loureiro, uma das responsáveis pela campanha, a ferramenta possibilitará maior interação entre os assentamentos.

::MST completa 37 anos e mostra a força da agricultura familiar durante a pandemia::

“O aplicativo tem esse intuito de acompanhar o plantio de árvores em todo o país e, como a gente consegue acompanhar, sistematizar o que está sendo feito em cada estado, trocar esse intercâmbio”, afirma Loureiro.

Nesse sentido, o aplicativo também tem a função de mostrar qual é a produção de cada território sem terra dentro da reforma agrária popular, o maior objetivo do MST.

“Quando a gente diz que nossa missão é produzir alimento saudável e cuidar dos meios comuns, a gente quer mostrar na prática como cada território nosso está envolvido”, ressalta Loureiro.

“O aplicativo vem nesse intuito de ampliar estado por estado e poder mostrar como em cada território a vida tem sido transformada a partir desse trabalho, da produção agroecológica, dos cuidados com os bens comuns. Mais do que só números, o aplicativo mostra que muita ação tem sido feita em cada assentamento.”

Inicialmente, o aplicativo Arvoredo tem sido destinado ao público sem terra, famílias acampadas e assentadas. “Mas a ideia é que a gente tenha novas versões, podendo ampliar esse público para que todo mundo possa acessar”, conclui Loureiro.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store e na Apple Store.

Edição: Leandro Melito

Print Friendly, PDF & Email