Mostra de Cinema e Arte Africana de 22 a 25 de outubro na Casa Azul – Centro/Contagem‏

09/10/2012

Prezados(as), aguardo a participação e divulgação da Mostra de Cinema e Arte Africana, de 22 a 25 de outubro, na Casa Azul. A entrada é franca.

A proposta da mostra de cinena é trazer à população da cidade de Contagem outra possibilidade de cinema, além do americano e europeu, e que contará historias tradicionais, sociais e políticas do grande continente africano; o berço da humanidade. Na mostra serão projetados e comentados 4 filmes longas e curtas metragens que remetem  a realidade africana e que introduzirá a população da cidade ao chamado Nollywood, que o fenômeno de produção audiovisual em suporte digital e distribuição descentralizada que transformou a Nigéria no terceiro maior país produtor de filmes do mundo.

A exposição de obras de arte Gèlèdé oferece a oportunidade de conhecimento da história e da cultura nigeriana. Na Nigéria, no Togo e no Benin o Gèlèdé é um culto paradigmático, que funde o conceito Yorubá da funcionalidade de religião e arte, além de se constituir numa celebração para reconhecer o poder e as capacidades espirituais de mulheres na sociedade. A sociedade de Gèlèdé foi proclamada pela UNESCO, no ano de 2001, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.



Conto com a participação de todos e todas neste importante evento.





João Carlos Pio de Souza

Coordenadoria de Política para a Igualdade Racial

Secretaria de Direitos e Cidadania

Prefeitura Municipal de Contagem

Print Friendly, PDF & Email