Monitoramento de Terras Indígenas no Leste e Nordeste do Brasil

25/08/2021

Anaí - Associação Nacional de Ação Indigenista

Fonte:https://drive.google.com/file/d/1ijxLwqplboSWlpySjotdNt623SeRfFxP/view

Aos povos indígenas, seu movimento e organizações, e aos parceiros da Anaí,

Nesta semana em que decisões importantes para os povos indígenas e seus territórios podem ser tomadas, a Anaí vem a público lançar o seu trabalho de monitoramento das Terras Indígenas nos dez estados do Nordeste e Leste do Brasil, sua localização, os povos que as habitam e sua situação fundiária.

Apresentamos os dados sob a forma de tabela e de mapas georreferenciados em que cada uma das Terras Indígenas pode ser localizada por seu número de identificação na tabela.

Em seguida, pensamos também em produzir textos e realizar eventos para discussão dessas informações.

Este é o resultado do trabalho de um grupo de antropólogos e antropólogas associades à Anaí, mas que também contou com a colaboração de outros parceiros e parceiras, além de algumas fontes oficiais.

Um dos nossos objetivos com a divulgação desses dados é justamente ampliar essa rede de parceiros, em especial junto aos povos, movimento e organizações indígenas da região.

É certamente um trabalho que deverá passar por correções e acréscimos, e, principalmente, por discussões e atualizações constantes, para que se possa, de fato, monitorar a situação das Terras Indígenas em toda a região.

Como se trata de um trabalho sobre Terras Indígenas, dele não constam, ainda, situações de povos e comunidades que não estão em territórios específicos passíveis de regularização, como em alguns contextos urbanos, por exemplo, ou que ainda não tem um pleito territorial devidamente caracterizado; mas isso também deverá ser objeto das atualizações e do próprio trabalho de monitoramento.

Pedimos que vocês vejam com atenção o resultado desse trabalho, principalmente com relação aos seus estados e regiões de atuação e de conhecimento, para que possamos de fato aperfeiçoar e validar cada vez mais esse trabalho de forma coletiva e participativa.

Salvador, 25 de agosto de 2021.

 

Os comentários podem ser enviados por email para: anai.terras@gmail.com

Clique aqui para acessar e baixar o material

 

🗺Instagram

https://www.instagram.com/p/CTADF9JLr1y/?utm_medium=copy_link

📍Facebook

https://fb.watch/7C2Im7Hrs3/

Print Friendly, PDF & Email