Moção de Repúdio e solicitação de apoio a Comunidade Quilombola de Raiz, município de Presidente Kubitschek, MG

23/04/2020

Fonte:https://www.instagram.com/p/B_VahvVpB1A/?utm_source=ig_web_copy_link

As comunidades Apanhadoras de Flores Sempre-vivas e Quilombolas da Serra do Espinhaço na porção meridional tem sido excluídas das políticas públicas e forçadas ao isolamento social há mais de mil de anos o que tem contribuído e influenciado para o modo de vida tradicional. E hoje esta tem sido uma das medidas para diminuir a velocidade de transmissão do vírus SARS-COV-2, causador da COVID 19. E cada comunidade se organiza e se adapta para proteção e manutenção do seu território durante esta pandemia mundial.

A Comunidade Quilombola e Apanhadora de Flores Sempre-vivas tem tomado todos medidas para proteção dos comunitários, uma delas é a exposição de uma faixa na qual proíbe a vinda de turistas e pessoas de fora da comunidade durante a pandemia.

A CODECEX manifesta repúdio ao ato de vandalismo ocorrido no quilombo ao rasgarem a faixa de reforço da quarentena, durante a noite, anulando um instrumento de comunicação necessário para proteção do território tradicional. Diante deste quadro preocupante solicitamos que sejam tomadas as seguintes medidas do poder municipal de Presidente Kubitschek:

1. Proibição da entrada de pessoas estranhas à comunidade, e retirada de visitantes com urgência do Quilombo.

2. Suspensão de atividade que gerem aglomerações, como atividades de empreendimentos e atividades minerárias ainda em atuação no território.

3. Confecção de faixa pelo poder executivo municipal na entrada do território comunitário, cujo teor era o seguinte:

Quarentena!
Se você não mora no Quilombo, favor voltar.
Não estamos recebendo visitas.
Caso não respeite tomaremos outras medidas. Exigimos URGÊNCIA nas medidas para evitar chegada de trabalhadores da mineração e visitantes no território durante essa ampla crise mundial com a propagação da pandemia. Pedimos à sociedade civil que fortaleça nossa luta para proteção das nossas vidas!! SEMPRE VIVA NA LUTA!

Print Friendly, PDF & Email