Mobilizações contra alteração no Código Florestal

28/04/2011

A coalizão SOS Florestas lança, hoje (28/04), uma Mobilização Nacional contra o PL 1876/99 (relatório do Dep. Aldo Rebelo), que modifica o Código Florestal. Serão realizados atos públicos em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Volta Redonda (RJ). O objetivo é exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais, com o apoio de organizações locais. Nas próximas semanas, outras manifestações estão previstas em mais 16 cidades.

 

O movimento é formado por ONGs e entidades contrárias às alterações à legislação ambiental, que ameaçam não só florestas e ecossistemas naturais, mas também populações que vivem nas grandes cidades. Também será lançada, no site www.sosflorestas.com.br, uma plataforma online para o público aderir à iniciativa. A ferramenta disponibilizará materiais da campanha, como vídeos, cartilhas, petições e sugestões de atividades. O público-alvo são escolas, faculdades, centros comunitários e movimentos sociais.

 

O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista e estimulará a participação de indivíduos, descentralizando a campanha e aumentando o espaço de debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras.

 

Para mais informações sobre como participar da mobilização e acompanhar a agenda de mobilizações, acesse o site www.sosflorestas.com.br.

 

Contexto

Uma série de alterações no Código Florestal brasileiro está em curso em Brasília. O PL 1876/99, de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, o que abriria espaço para mais tragédias, como deslizamentos de terra e enchentes. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando maior emissão de gases do efeito estufa e acarretando problemas no abastecimento de água nas áreas urbanas. O projeto de lei pode ser votado a qualquer momento pela Câmara dos Deputados.

 

 

Agenda de Mobilizações no dia 28/04

 

 

Rio de Janeiro

10h – Escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

 

Movimento Fluminense "Todos em Defesa do Código Florestal"

 

Fortaleza

16h30 – Av. Visconde de Rio Branco, 3900, em frente à Sede do Ibama

 

Ecos da Cidade

Curitiba

16h – Concentração na Praça Santos Andrade

17h – Caminha pela rua XV

18h – Abraço na Praça Osório

 

Ecoberrantes

Piracicaba

A passeata se concentrará na ESALQ, passará pela Câmara dos Deputados e encerra na Praça Jose Bonifacio.

 

Grupo de alunos da ESALQ

Salvador

16h – Campo Grande

 

 

Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá)

Volta Redonda

17h Praça Brasil

 

 

Print Friendly, PDF & Email