Missa Conga e artistas africanos marcam as comemorações em Contagem

18/11/2011

Missa Conga e artistas africanos marcam as comemorações em Contagem
A programação será encerrada neste domingo, dia 20, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Praça Iria Diniz irá receber, no próximo sábado (19), a partir das 18h, diversos shows artísticos e culturais. O evento será aberto pelo grupo Os Tambores de Contagem com o show Tambores de Fogo, apresentando músicas de raiz em arranjos especialmente preparados para a entrada da Kizomba do Centenário, apresentação coletiva com artistas de Contagem, do Senegal e de cidades da região metropolitana.

Na sequência, o Hip Hop entra em cena com o Grupo Negras Ativas, composto por jovens mulheres que utilizam a cultura popular como meio de expressão e mobilização juvenil. O artista de Contagem, cantor, compositor e violinista, Raphael Sales, também se apresentará com composições próprias e interpretações de obras da MPB.

Velho conhecido de Contagem, Celso Moretti e Banda Barraco de Aluguel trarão show inédito e fecharão em Contagem a turnê que percorreu várias cidades do país. O encerramento do evento acontecerá com a apresentação do africano Zal Idrissa Sissokho.

Zal é um dos músicos africanos em destaque no cenário da atual world music. Sua música, denominada Afro-Mandinga, possui um caráter festivo, parecido com o que notamos em gêneros musicais no Brasil e na música latina, uma característica marcante desses povos. Zal toca Kora, instrumento denominado harpa africana com 21 cordas, de origem milenar, que se aprende de pai para filho e fascina por sua sonoridade.

20 DE NOVEMBRO: MISSA CONGA

Já o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (domingo), será celebrado ao som de tambores e gungas dos congados do município, com a Missa Conga, às 10h30, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Eldorado. A Missa reunirá as Guardas de Congo e Moçambique das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário de Contagem: Congado da Comunidade dos Arturos, Ciriacos, Jardim Industrial e Retiro, como forma de enfatizar a importância da religiosidade nas tradições, memória e cultura da Cidade Centenária.

A Missa Conga é considerada de extraordinária beleza e encantamento por seus momentos litúrgicos, ricos em significados de expressões de fé, tais como os símbolos litúrgicos e as cantigas, verdadeiros gestos de resistência, beleza e alegria e que fazem a história do povo negro de Contagem.

Após a missa haverá procissão em louvor à Nossa Senhora do Rosário, na Praça Nossa Senhora da Glória.

Print Friendly, PDF & Email