Mesa-redonda vai discutir uso sustentável das matas secas em Minas

11/08/2010

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG vai abrigar no próximo dia 3 de setembro mesa-redonda sobre ocupação, uso sustentável e preservação das matas secas em Minas Gerais. O objetivo do evento, que terá a presença de cientistas brasileiros e estrangeiros e representantes de instituições como a Unesco, é esclarecer sobre a importância da preservação do bioma, mesmo depois de aprovada pela Assembleia de Minas Gerais lei que permite desmatamento de até 70% das matas secas no estado. A mesa será realizada no auditório 3 do ICB, a partir das 8h30.
 
Coordenada pelos professores Geraldo Wilson Fernandes, da UFMG, e Mário Marcos do Espírito Santo, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a iniciativa parte do pressuposto, segundo Fernandes, de que “o envolvimento da comunidade acadêmica, excluída das discussões até agora, pode ter contribuição fundamental para a definição de estratégias de ocupação sustentável dessa parte da Mata Atlântica e de outros ecossistemas brasileiros”. Ele informa que há movimento nacional que defende a denúncia de inconstitucionalidade da nova lei mineira.
 
A inscrição para o evento, que tem preço simbólico de R$ 5, deve ser confirmada até 1º de setembro, pelo endereço mataseca2010@gmail.com ou pelo telefone (31)3409-2580. A participação valerá certificado. O ICB fica no campus Pampulha da UFMG, (avenida Antonio Carlos, 6627).
 
Print Friendly, PDF & Email