Marcha das Margaridas – 20 anos

11/08/2020

Entidades Parceiras da Marcha das Margaridas

Somos de todos os novelos, de todo tipo de cabelo, grandes, miúdas, bem erguidas, somos nós as margaridas.

Nós que vem sempre suando, este país alimentando, tamos aqui pra relembrar, este país tem que mudar…”

A Marcha das Margaridas, completa 20 anos. São duas décadas de organização e luta das trabalhadoras do campo, das florestas e das águas, que durante a Marcha de 2019 se traduziu no lema: “Por um Brasil com Soberania Popular, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”.

Uma trajetória de lutas e conquistas, que teve início no ano 2000 a partir da articulação das mulheres trabalhadoras rurais, organizadas no movimento sindical, com a Marcha Mundial das Mulheres. Com o lema “Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista”, cerca de 20.000 mulheres rurais tomaram as rurais de Brasília para denunciar a ação devastadora do projeto neoliberal, exigir a punição do mandante do assassinato de Margarida Maria Alves e conquistar visibilidade e o reconhecimento da sua importância social, econômica e política. O acesso à terra, por meio da reforma agrária, políticas públicas que garantissem trabalho e renda, o enfrentamento a todas as formas de violência sexista, compuseram a plataforma política dessa grande ação que se tornou permanente na agenda das trabalhadoras do campo, das florestas e das águas.

Ao longo desses 20 anos, foram realizadas seis grandes Marchas, chegando a mobilizar em Brasília 100 mil mulheres de distintos movimentos e organizações feministas de todo o país, com a capacidade extraordinária de construir unidade para combater o sistema capitalista e avançar na luta antipatriarcal, antirracista e antihetrossexista, que oprime, violenta e discrimina as mulheres trabalhadoras.

A cada Marcha, o legado de Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, sindicalista, assassinada na luta contra o poder do latifúndio, tem sido traduzido em bandeiras de luta pela democracia, por igualdade e justiça, por autonomia e liberdade para as mulheres, que obstinadamente entoam de todos os cantos do país:

Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres

 

———————————————————————————————–

Clique aqui para acessar o Manifesto da Marcha das Margaridas

———————————————————————————————–

Parceiras da Marcha em Minas – Coordenação Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais – Fetaemg

– Ação Coletivo Alvorada

– Cedefes

– CUT

– CTB

– Federação das Comunidades Quilombolas de MG – N’Golo

– Gab. Deputada Marilia.Campos

– MST

– MAB

– Marcha Mundial das Mulheres

– Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha

– Simpro

Print Friendly, PDF & Email