A estimativa atualizada do número de indígenas no Estado será divulgada neste ano pelo IBGE; por enquanto, pelos dados de 2010, eles somam 31.112; veja onde estão

 

Minas Gerais tem pelo menos 31.112 indígenas, conforme os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são do Censo Demográfico de 2010, o último oficialmente divulgado. Na região metropolitana, eles somavam 5.000 há 13 anos. Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem relatórios que apontam cerca de 41 mil no Estado, divididos em 20 etnias pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê e Tupi-Guarani, além de migrantes venezuelanos Warao.

 

Possivelmente, hoje esses números sejam ainda maiores. O IBGE realizou um novo Censo em 2022, e os primeiros resultados definitivos devem ser divulgados em maio. Ainda não há previsão sobre a consolidação das informações de indígenas por Estado. Mas, em uma análise preliminar, o instituto já constatou aumento na população indígena do Brasil.

 

Em 2010, era em torno de 900 mil, e hoje já chegou a pelo menos 1,6 milhão. “Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio”, diz o IBGE. Conhecer a população indígena brasileira é imprescindível para orientar melhor as políticas públicas.

 

Clique nos ícones do mapa para ver as etnias que estão localizadas em cada uma das cidades mineiras:

 

 

Print Friendly, PDF & Email