Mangueiras

23/03/2010

 

MANGUEIRAS
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Mangueiras está situada em área urbana do município de Belo Horizonte, na região nordeste da cidade, às margens da rodovia para Santa Luzia.
 
HISTÓRIA
Os primeiros moradores da região eram, provavelmente, negros que trabalhavam nas regiões de Sabará e Santa Luzia, cidades vizinhas que se desenvolveram no século XVIII com a mineração do ouro.
O terreno em que vivem foi doado pela família Werneck, em 1932, à matriarca do grupo, dona Maria Bárbara. A família de Maria Bárbara trabalhava na fazenda e teve a gleba cedida pelos fazendeiros.
O entorno da comunidade já está cercado por moradias do bairro Novo Aarão Reis, de um lado, e Ribeiro de Abreu, do outro. A forte identidade de matriz africana e a relação dos moradores com o território tradicional estão ameaçadas com a intrusão de novos valores por moradores recém chegados no entorno.
A maioria dos habitantes de Mangueira é católica. Uma parte professa religiões de matriz africana. Os idosos contam que havia muito batuque no local, mas, atualmente, os jovens não se interessam por continuar a tradição.
A comunidade já foi reconhecida como quilombola pela Fundação Cultural Palmares. Há processo tramitando no Incra para regularização das suas terras.
 
INFRA-ESTRUTURA
Há em Mangueiras 16 casas, com aproximadamente 20 famílias e 65 pessoas. A luz elétrica foi instalada recentemente. Na região próxima há escolas e posto de saúde.
Foi construído uma rede de esgoto, para atender bairros vizinhos, que atravessa o terreno de Mangueiras, mas a própria comunidade não foi atendida pela obra. Assim, continuam sem saneamento básico nem coleta de lixo. As três nascentes que existem no território quilombola estão poluídas em conseqüência da ocupação desordenada dos terrenos vizinhos. A mata, ainda preservada pelos moradores, garante o uso de ervas medicinais e a presença de diversos animais silvestres, como o teiú, o ouriço caixeiro, a raposa e o cachorro do mato.
 
ECONOMIA
Grande parte dos moradores não tem emprego e vive de trabalhos esporádicos, aposentadorias e da renda do programa governamental Bolsa Família.
Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email