Mais de 80 instituições assinam Nota Conjunta sobre a chacina no Jacarezinho, Rio de Janeiro: A pena de morte vigora no Brasil, sem julgamento e sem vergonha!

07/05/2021

Mais de 80 instituições assinam a Nota Conjunta (entre elas o Nesp/PUC Minas) da CBJP e do CONIC sobre a chacina ocorrida em 6 de maio de 2021, no Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Nela as entidades, Comissões de Justiça e Paz e algumas Comissões Episcopais da CNBB, entre outras organizações ecumênicas e de Direitos Humanos denunciam “o racismo institucional que assassina pessoas negras. A radicalidade da violência praticada por agentes do Estado, em cumplicidade com seus superiores, exige que a sociedade reveja urgentemente a sua política de segurança pública. As pessoas responsáveis por este crime, em especial, o alto escalão, responsável por dar as ordens, precisam ser responsabilizadas”.

Solicitam que possa ser dada ampla divulgação, para que as instituições democráticas do Brasil cumpram seu papel de garantidoras do bem-comum e que alcance a solidariedade expressada às famílias das vítimas. Finalmente, denunciam à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o Estado do Rio de Janeiro, para que ocorra uma “investigação independente deste crime e que a comunidade do Jacarezinho tenha o direito à reparação. ”

 

Clique aqui para acessar a nota na íntegra

 

Print Friendly, PDF & Email