Levantamento identifica problemas na vacinação contra a Covid-19 em quilombos brasileiros

05/08/2021

João Paulo Saconi - Jornal O Globo

Fonte:https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/levantamento-identifica-problemas-na-vacinacao-contra-covid-19-em-quilombos-brasileiros.html
Mulher é vacinada contra a Covid-19 em comunidade quilombola no Pará
Mulher é vacinada contra a Covid-19 em comunidade quilombola no Pará

Incluídas como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI), as populações quilombolas enfrentam, desde março, uma série de dificuldades para serem vacinadas contra a Covid-19.

É o que indica um mapeamento inédito sobre mais de 445 quilombos brasileiros, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais (Conaq) com apoio da Terra de Direitos e da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).

LEIA MAIS: Preocupados com variante delta, governadores pedem a Queiroga mais vacinas para o Rio

Mesmo enquanto a vacinação avança em todo o país para além das prioridades, esses territórios passam por problemas no planejamento e na execução da distribuição de doses, bem como na falta de certificação de comunidades específicas. Relatos neste sentido foram colhidos em 54 quilombos pela equipe do levantamento — Minas Gerais responde por 35 dessas notificações.

Há ainda restrições de atendimento a pessoas que, mesmo classificadas como quilombolas, residem em áreas externas às contempladas por motivos diversos. Uma decisão de Edson Fachin no STF já determinou, em junho, que pessoas nesta situação sejam atendidas, caso morem em outras localidades por motivos de estudo ou questões de saúde.

LEIA TAMBÉM: Governadores do Nordeste reagem a Queiroga e cobram inclusão da Sputnik no plano de vacinação

Há, no entanto, uma parcela significativa que ainda permanece de fora: aqueles que se ausentaram dos espaços de origem para trabalhar ou que foram expulsos deles por causa da falta de regularização de terras, um problema agravado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Print Friendly, PDF & Email