Lançamento da ‘Enciclopédia negra: biografias afro-brasileiras’

16/06/2021

‼️ O HN Leituras de hoje tem a honra de apresentar o lançamento de uma obra urgente, que ficará marcada no tempo como um divisor de águas na construção de memória coletiva da população preta brasileira. Em tempos de intensos debates sobre negritude, violência policial e pós-verdade, o livro Enciclopédia Negra – Biografias Afro-Brasileiras (Cia das Letras, 2021) traz o frescor da nossa herança afrodiaspórica, em um emocionante registro que rompe o silêncio por referências pretas e nos lembra que um pé só avança se o outro estiver firme no passado.
De Abdias do Nascimento a Zumbi dos Palmares, os 550 verbetes biográficos nos contam histórias esquecidas, convenientemente apagadas ou camufladas de personagens diversos em suas idades, tempos, gêneros, sexualidades, profissões, que têm em comum a luta pela liberdade. Além de grandes nomes da história como Marielle Franco, Mestre Moa do Katendê, Madame Satã, Carlos Marighella, Mário de Andrade, Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis, a obra nos proporciona conhecer figuras do passado escravista e outros desconhecidos – mães que lutaram pela liberdade de suas famílias, atletas, ativistas, feirantes, garis, curandeiros, médicos, cabeleireiros, líderes religiosos, eletricistas, professores, entre outros.
O livro ainda conta com um belíssimo caderno de retratos criados por 36 artistxs negrxs e negres, inspirados nos verbetes. A Enciclopédia Negra é leitura obrigatória a todos aqueles que desejam conhecer a história do Brasil à luz de personagens que estão para além de uma narrativa única de dor e sofrimento, mudaram o curso da sociedade e nos deram ferramentas para a luta antirracista hoje.
✊🏾 Sobre os autores:
Flávio dos Santos Gomes é doutor em História (UNICAMP). Atua como professor permanente no programa de pós-graduação em História Comparada, no Instituto de História da UFRJ.
Jaime Lauriano é bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Lilia Moritz Schwarcz é doutora em Antropologia Social (USP). Atualmente, é professora Titular do Departamento de Antropologia (USP).
– Disponível nos sites: Amazon, Americanas, Submarino, entre outros.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
Print Friendly, PDF & Email