Lançamento da Agenda Afrobrasileira 2012

20/01/2012

A primeira edição da AGENDA AFROBRASILEIRA, lançada em 1994, nasceu do trabalho de um grupo de jovens pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. A Agenda fazia parte de um projeto maior, iniciado anos antes, quando foi fundado o NEAFRO Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da PUC/SP, ligado à história, à memória e à identidade negra. A iniciativa foi movida pela ideia que tínhamos de que a consciência histórica, intimamente ligada à memória, teria um papel de extrema importância na libertação e na elaboração mental do povo negro. A valorização das fontes passou a fazer parte da nossa militância acadêmica na luta contra a colonização racista dos campos da memória.
A publicação, que se tornou referência para militantes, professores, pesquisadores e interessados no tema, foi interrompida em 1998 e, somente agora está sendo retomada, através da parceria com a Casa das Áfricas, a Galeria Soso, a Fundação Sindika Dokolo e a Mappa.
A reunião de parte dos principais acontecimentos da história dos povos africanos e da diáspora são a síntese da Agenda Afrobrasileira 2012. O objetivo do projeto é sistematizar, de forma continuada, a pesquisa, a organização e a divulgação de datas e fatos importantes do calendário africano, afro-brasileiro e afro-diaspórico. Com essa proposta, a Agenda vai muito além da funcionalidade e busca contribuir efetivamente para a aplicação da Lei 10.639/03.
Por isso, mais do que homenagear personalidades e fazer recordar fatos e eventos históricos, queremos chamar a atenção para os valores civilizatórios africanos e diaspóricos, abrindo o debate sobre o papel das ciências humanas na humanização das relações.
Como a Agenda afrobrasileira é um projeto em construção, desculpamo-nos por possíveis esquecimentos e esperamos contar com novas colaborações – para que as Agendas futuras possam ser ainda mais completas.
Desconto para professores e estudantes pedidos pelo email:
Mais informações:
www.agendaafrobrasileira.com.br
 
O idealizador
Acácio Almeida é Doutor em Sociologia, pela USP, e Pós-Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP, professor no curso de Relações Internacionais da FACAMP (Faculdades de Campinas), co-fundador e diretor da Casa das Áfricas, membro fundador do SSIM (Southern Spaces in Mouvement) e membro do grupo de Antropologia da Comunicação da Université de Cocody (Côte d´Ivoire). Idealizou, coordenou e editou a Agenda Afrobrasileira entre os anos de 1994 e 1997.
Pontos de Venda da AGENDA AFROBRASILEIRA 2012
SÃO PAULO
SOSO – Av. São João, 313 – 2º. Andar
Centro
São Paulo / SP
Tel.: 3222 3973
PONTO DO LIVRO
Rua Alves Guimarães, 1322 – Vila Madalena
São Paulo / SP
Tel.: 2337 0506
LIVRARIA CORTEZ
Rua Bartira, 317 – Perdizes (ao lado da PUC)
São Paulo / SP
Tel.: 3873 7111
MINAS GERAIS
NANDYALA
Av. do Contorno 6.000, loja 1 – Savasi
Tel.: 3281 5894
RIO DE JANEIRO
KITABU
Rua Joaquim Silva 17, Lapa
Tel.: 2252 0533
Print Friendly, PDF & Email